- PUBLICIDADE -

Saiba como realmente ajudar um morador de rua em Balneário Camboriú

Resgate Social de Balneário Camboriú auxilia pessoas em situação de rua

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Comece bem o verão com marmitas caseiras da Light Food BC

Por sua qualidade de vida e saúde, nos dias quentes mantenha uma alimentação saudável com as marmitas da Personal Chef Fit Kris Borba

(Arthur Miranda / Divulgação)
(Arthur Miranda / Divulgação)

Nesta época do ano as temperaturas baixam e aumenta a preocupação da sociedade com as pessoas, que o um motivo ou outro, vivem nas ruas.

Por isso, a Prefeitura de Balneário, por meio do Departamento de Resgate Social, intensifica as ações e oferece abrigo, alimentação e diversos auxílios àqueles que se encontram em vulnerabilidade social.

O Departamento de Resgate Social, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, trabalha diretamente no auxílio e assistência às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A equipe busca humanizar e dar novas oportunidades aos cidadãos que, independente do motivo, acabaram por morar nas ruas. O trabalho é realizado o ano inteiro, 24 horas por dia.

Segundo o diretor da Casa de Passagem, Paulo Roberto de Souza, as ligações por parte da comunidade e rondas pelo município são os pontos de partida para a execução das ações. “O Resgate Social trabalha o ano inteiro, porém, em especial nessa época fria, pedimos a colaboração da comunidade para que entrem em contato conosco, caso avistem alguma pessoa em situação de rua ou vulnerabilidade e que necessite de ajuda“, ressalta Souza.

A equipe trabalha com o convencimento, oferecendo ao cidadão opção de receber ajuda e respeitando o direito constitucional de ir, vir e permanecer. Os servidores buscam identificar a pessoa e verificar se o mesmo se encontra sob o efeito de álcool ou drogas, além de outras vulnerabilidades. Os agentes sociais abordam e oferecem ajuda. Depois, realizam o encaminhamento dos mesmos para a Casa de Passagem do Migrante. Porém, muitos ainda não aceitam o auxílio.

Na Casa de Passagem recebem higiene, roupas, alimentação e um local para dormir, além de terapias ocupacionais que auxiliam no tratamento e recuperação dos que se encontram em vulnerabilidade. “O local já está preparado para receber um maior número de abrigados, que aumenta em épocas de frio intenso. Reforçamos não apenas a Casa, mas também nossa equipe. A que atua de madrugada, por exemplo, conta agora com mais um agente social, além de um motorista“, ressalta o diretor.

O Departamento de Resgate Social enfatiza a necessidade de peças de roupas, agasalhos, calçados e cobertores durante o ano inteiro, principalmente vestuário masculino.

Para doar, ou informar a existência de pessoas em que estejam vivendo em situação de rua, a comunidade pode contatar o Resgate pelos telefones (47) 8839-7075 e (47) 3361-7813.

O departamento atua 24h todos os dias, inclusive nos domingos e feriados.


COMENTE ABAIXO ⬇

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Mesmo com a pandemia, coleta para reciclagem aumentou 31% neste ano

Ainda em 2019, a coleta de recicláveis deu um salto em BC em decorrência da implantação de novas políticas públicas
- PUBLICIDADE -

Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.