• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Inicia nesta segunda-feira a Semana dos Idosos em Balneário Camboriú

4 jastiOs atributos naturais e a qualidade de vida oferecida pela cidade, que tem hoje o 4ª melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, atrai cada vez mais pessoas da melhor idade. Pelo menos 20% da população balneo-camboriuense tem mais de 60 anos. Com essa grande demanda, cabe ao poder público a definição clara e objetiva do que diz respeito as políticas públicas direcionadas diretamente aos idosos. No município existem projetos e grupos desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, em parceria com a Fundação Municipal de Esportes (FME) e a Secretaria de Saúde que auxiliam neste atendimento. Em alusão ao Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1° de outubro, inicia nesta segunda-feira (23) a Semana do Idoso na cidade.

Existem diversos grupos da terceira idade no município, são pelo menos 25 núcleos espalhados por todos os bairros. Neles a diversão e bem estar é garantida pelas equipes médicas e os componentes que a integram. Além desses grupos, Balneário Camboriú conta ainda com o projeto Maturidade Saudável, que convida os idosos a participarem ativamente e diariamente de ações voltadas a prática de físicos, oficinas de cultura, esportes e embelezamento.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Semana do Idoso conta com agenda diretamente organizada para ações que contemple todos esses grupos de idosos e a maturidade saudável durante toda a semana. A programação culmina na sexta-feira (27), dia em que a cidade conhecerá a mais nova Rainha da Melhor Idade. As candidatas irão desfilar para uma comissão de pessoas da comunidade que irá eleger uma delas no baile que acontece na Casa da Sogra às 20 horas. “É importante aproveitar essa data para incentivar ações que visem estimular a melhor idade e que favoreça a discussão de temas impertinentes como a qualidade de vida e a valorização da pessoa idosa”, ressalta Jussara Weissheimer, diretora do Departamento do Idoso.

“Além da programação durante essa semana, queremos a presença de todos os idosos para participar de várias atividades esportivas na Praça Almirante Tamandaré, que acontece no sábado (1), a partir das 8 horas, e assim fechar com chave de ouro essa data que merece ser tão comemorada”, agrega o secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social, Luiz Maraschin.

Confira a programação:
Na segunda-feira (23), a partir das 14h, a comunidade da terceira idade pode participar de uma palestra sobre alimentação específica para o grupo com o Sr. Nairo Ribeiro e de um debate entre idosos e cuidadores. Neste primeiro dia também acontece o lançamento dos projetos “Conscientização e Valorização da Pessoa Idosa” e “Educação e Respeito no Trânsito”, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Estas atividades acontecem na Casa da Sogra (Rua Angelina) em paralelo com competição de Tênis de Mesa.

Na terça-feira (24), todos são convidados a participar de uma caminhada que parte às 14h da Casa da Sogra e segue até o Parque Municipal. Na quarta-feira (25), no mesmo local será realizada uma ação social com corte de cabelo, dicas de beleza, verificação de pressão arterial entre outros serviços, a partir das 14h.

O Festival de Canastra e Dominó acontece na quinta-feira (26), a partir das 9h e o Baile da Escolha da Rainha da Melhor Idade na sexta-feira (27) às 20h. As comemorações encerram no Dia Internacional do Idoso, dia 1º de outubro, na Praça Almirante Tamandaré, a partir das 8h com atividades esportivas na praia e orientação de saúde. O evento é coordenado pelos professores do programa Maturidade Saudável.

Click CamboriúNotíciasAções SociaisInicia nesta segunda-feira a Semana dos Idosos em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias