• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Luiz de Aquino Vieira é o Empresário do Ano 2010

Luiz de Aquino Vieira é o grande homenageado do III Mérito Lojista e Destaque Empresarial 2010 e também o mais antigo comerciante estabelecido em Balneário Camboriú. Graduado em Pedagogia pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Fepevi (Univali), é natural de Curitiba, filho de Manoel Aquino Vieira e Pulcheria Linhares Vieira e possui 9 irmãos. Iniciou sua vida profissional aos 13 anos de idade na antiga loja Hermes Macedo de Curitiba, desempenhando funções administrativas. Aos 14 anos ingressou na Escola de Aprendizes-

Marinheiro do Brasil, em Florianópolis. Fez carreira militar na Marinha do Brasil até os 21 anos de idade Aos 25 anos, casou-se com Ivete Fonseca Vieira com quem tem três filhos, Luciene, Marcelo e Marlu (esta vive na Itália) e cinco netos. Luiz de Aquino Vieira e Ivete abriram seu primeiro negócio em 1967, a loja Luciene Calçados, localizada até os dias de hoje na Avenida Central de Balneário Camboriú. Abriu em 1979 a sua segunda loja, a Marcelo Sports, o primeiro varejo de material esportivo na cidade e uma das primeiras lojas a se instalar na então recém aberta Terceira Avenida. Em 2004 iniciou o sistema de franchising da loja Marcelo Sports, sendo os primeiros varejistas originários de Balneário Camboriú a expandirem-se como franqueadores, e em 2007 começa a vender pela web (www.marcelosports.com.br) e acrescenta ao seu número de lojas físicas também uma loja virtual. Atualmente, o grupo Luiz de Aquino Vieira é formado por seis lojas próprias (4 em Balneário Camboriú, uma em Itajaí, uma em Blumenau), 4 franquias (Rio do Sul, Brusque, Chapecó e Ituporanga) e uma loja virtual.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A rede de lojas constitui-se em uma autêntica empresa familiar. Nela trabalham também os dois filhos de Luiz e Ivete, Luciene Vieira (Compras e RP), Marcelo Vieira (Diretor das Marcelo Sports) e a nora Thiane Savi (Gerente Financeiro). Luiz de Aquino Vieira ao longo dos anos, tem participado ativamente de organizações não políticas da cidade, sempre emprestando a elas caráter de seriedade e retidão, não só como representante do empresariado varejista, mas principalmente, como cidadão apaixonado pela cidade onde vive. É rotariano há 33 anos, onde já exerceu a presidência e cargos de diretoria, foi membro do CONDEMA – Conselho Municipal do Meio Ambiente, membro da Defesa Civil, foi um dos fundadores e presidentes da Intersindical, presidente da Casa da Criança de Camboriú por mais de dez anos, presidiu e foi membro do Conselho de Turismo da cidade, integrou o Condes por mais de dois anos e atualmente, faz parte do Conselho da Fecomércio/SC e do Conselho da Cidade.

Participa do movimento lojista há mais de 30 anos. Luiz de Aquino Vieira foi um dos fundadores e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e atuou firmemente junto aos seus filiados para a construção do 12º Batalhão da PM. Foi ainda um dos fundadores do Sindicato do Comércio Varejista (SINCOMÉRCIO) e presidente da Entidade por duas gestões. Enquanto presidente do SINCOMERCIO, foi o grande responsável pela concretização da construção da sede da CDL/SINCOMÉRCIO local (projetos, prospecção de recursos, compra do terreno, construção e inauguração do edifício). Atualmente Luiz de Aquino Vieira é Conselheiro Diretor da CDL, e Secretário do SINCOMÉRCIO.

Click CamboriúNotíciasAções SociaisLuiz de Aquino Vieira é o Empresário do Ano 2010
PUBLICIDADE

Últimas notícias