A Prefeitura de Balneário Camboriú iniciou o processo de remoção e armazenamento externo de documentos físicos da administração municipal. O procedimento começou pela Secretaria de Compras e Patrimônio, que aderiu à licitação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região da Foz do Rio Itajaí (CIS-Amfri) para contratar uma empresa responsável pela guarda dos arquivos.
Nesta primeira fase, foram retiradas 3.100 caixas de documentos das salas utilizadas como arquivo. Os materiais serão armazenados sob responsabilidade da empresa contratada. O mesmo procedimento está previsto para as secretarias da Fazenda, Saúde e Educação.
Com a remoção dos arquivos físicos, a Prefeitura planeja redistribuir os espaços internos. No térreo, será instalada a Secretaria de Governo, Inovação e Orçamento (Segov), e o Setor de Compras será ampliado. A Diretoria de Projetos Especiais será transferida para o segundo andar, e o gabinete do vice-prefeito, atualmente no terceiro piso, também será realocado.
Além disso, a Controladoria do município anunciou que servidores temporários (ACTs) que tenham trabalhado na Prefeitura nos últimos 12 meses poderão enviar documentação de forma online pelo site oficial, eliminando a necessidade de entrega presencial de papéis.