A Defesa Civil de Balneário Camboriú, em parceria com o Corpo de Bombeiros, instalou nesta quarta-feira (26) um equipamento de monitoramento na Pedra do Ovo, localizada na Praia de Taquaras, na Avenida Rodesindo Pavan. O objetivo é acompanhar preventivamente a estrutura da rocha e detectar qualquer movimentação que possa representar risco.
O monumento natural já apresentava rachaduras há anos e vinha sendo monitorado visualmente. No entanto, após uma recente visita de uma geóloga, foi recomendada a adoção de um método técnico para acompanhamento mais preciso. A nova avaliação será conduzida por engenheiros, que verificarão a necessidade de reforço na base da pedra.
Segundo a coordenadora de Prevenção a Desastres da Defesa Civil, Jhully Martins, a instalação do equipamento é uma medida preventiva, sem indícios de risco iminente. “É preciso monitorar e, caso haja qualquer mínima movimentação, tomaremos as providências necessárias. A população pode ficar tranquila, pois o procedimento faz parte do acompanhamento da Defesa Civil”, afirmou.
O monitoramento será contínuo e, caso haja alguma alteração na estrutura da pedra, medidas corretivas poderão ser adotadas para garantir a segurança da área.