• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Balneabilidade da Praia Central está 50% imprópria e 100% própria (ao mesmo tempo); entenda

Enquanto o IMA aponta a Praia Central como 50% imprópria para banho, Emasa ainda mantém o índice de 100% própria para banho

BALNEÁRIO CAMBORIÚ – Novamente os relatórios de balneabilidade da Praia Central divergiram. Nesta sexta-feira, 21.jan.2022, Enquanto o IMA aponta a Praia Central como 50% imprópria para banho, a Emasa ainda mantém o índice de 100% própria para banho.

Segundo o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), em seu sétimo relatório de balneabilidade da temporada de verão, cinco pontos da Praia Central estão impróprios para banhos: o Pontal Norte e os pontos em frentes as ruas 2500, 2000, 1400 e 51.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Entretanto, novamente a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) divulgou relatório com todos os pontos da Praia Central com a balneabilidade positiva.

Os relatórios da semana anterior já haviam divergido. Na sexta-feira, 14.jan.2022, o IMA apontou a Praia Central como 90% imprópria e a Emasa apontou como 100% própria. Na data, a Emasa alegou que a diferença dos resultados se dava por conta do impacto das fortes chuvas ocorridas na região.

Com a diferença de resultados desta semana, a Emasa emitiu nota. Segundo a autarquia municipal, é controverso comparar resultados microbiológicos cujas coletas foram realizadas em momentos diferentes, mesmo que tenham sido no mesmo dia e horários próximos, pois diversos fatores influenciam nos resultados bacteriológicos.

A Emasa listou motivos da diferença dos laudos:

  • Turbidez e concentração de sólidos suspensos, nos quais as bactérias podem se aderir formando colônias muito mais numerosas do que colônias soltas;
  • Transparência da água, que impacta na incidência de raios UV, que por sua vez ajudam a matar as bactérias;
  • Células vivas não são como os elementos químicos em geral, que simplesmente se dissolvem na água, as células não se distribuem homogeneamente na amostra.

Exemplos de causadores dos interferentes:

  • Quando a onda quebra, levantam muitos sólidos, aumentando a turbidez e reduzindo a transparência;
  • Chuva, reduz raios UV e aumenta a turbidez e concentração de sólidos suspensos;
  • A correnteza, quando a onda volta, tampouco é homogênea ao longo da praia;
  • Um banhista ou barco que passe perto do local de coleta na água, levanta areia quando pisa ou até mesmo nadando;
  • Um animal morto ou dejetos de animais são grandes agregados de material rico em bactérias, então podem duas pessoas estar coletando lado a lado mas, em uma amostra ter resquícios de fezes e na outra não.
Click CamboriúNotíciasBalneabilidade da Praia Central está 50% imprópria e 100% própria (ao mesmo...
PUBLICIDADE

Últimas notícias