• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Câmeras de monitoramento são instaladas na Barra Norte

Balneário Camboriú tem em funcionamento, atualmente, 88 câmeras de videomonitoramento ativas

BALNEÁRIO CAMBORIÚ – A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Divisão de Tecnologia de Informação (TI), iniciou em julho de 2018 o projeto Cidade Inteligente, que visa integrar tecnologias à infraestrutura urbana tradicional. Atualmente, o município conta com cobertura de rede fibra ótica, possibilitando a implantação de câmeras e Wi-Fi público em vários pontos da cidade.

Balneário Camboriú tem em funcionamento, atualmente, 88 câmeras de videomonitoramento ativas, incluindo câmeras patrimoniais, da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Destas, 12 câmeras foram instaladas no Deck da Barra Norte, na última quarta-feira, 28.abr.2021. A Secretaria de Obras foi responsável por restaurar seis postes do local, que abrigam duas câmeras cada. Há também no local sistema de Wi-Fi público. O monitoramento das imagens destas câmeras instaladas será feito pela Secretaria de Segurança.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“A rede de fibra ótica no Pontal Norte nos permitiu adicionar câmeras e Wi-Fi público no local”, explica o diretor da Divisão de TI, Deividi Anderson Scalzavara. “Nós percebemos a necessidade das câmeras de segurança devido algumas reclamações de vandalismo ali, por isso, o monitoramento é feito pela Guarda Municipal. Através de imagens a Secretaria de Segurança poderá solucionar e prevenir problemas””, conclui.

Wi-Fi BC

Balneário Camboriú também oferece Wi-Fi público em outros vários pontos da cidade. Por exemplo, no Paço Municipal, nas secretarias, nos parques, etc. Morador ou turista pode acessar o sistema de internet, se conectando ao Wi-Fi BC. Atualmente, cerca de 130 mil pessoas já se cadastraram e, somando todos os acessos, são mais de 500 mil até os dias de hoje.

“Em média temos dois mil acessos por dia no nosso Wi-Fi BC. Essa conexão permite, por exemplo, coletar informações que ajudem a identificar os pontos turísticos mais frequentados da cidade. Já está em andamento, também, um projeto para deixar a cidade ainda mais segura, adicionando uma cerca digital através de câmeras de OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres)”, explica o diretor da Divisão de TI.

A rede de fibra ótica também proporciona conexão de qualidade para todas as unidades administrativas da Prefeitura, possibilitando a implantação de serviços, como a rede de telefonia VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet), implantada em vários pontos, e que trará redução de custos com telefonia.

Click CamboriúNotíciasCâmeras de monitoramento são instaladas na Barra Norte
PUBLICIDADE

Últimas notícias