Eleitos os novos conselheiros tutelares de Itajaí

Eleição teve 19.468 votos, três vezes mais que no pleito anterior

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Foram eleitos os dez novos conselheiros tutelares de Itajaí. A eleição ocorreu neste domingo, 06.out.2019, com 19.468 votos computados – praticamente o triplo da última edição, quando foram registrados 6.802 votos.

O mais votado na categoria de Nível Médio foi Norival Montibeller com o total de 1066 votos. Já na classificação de Nível Superior, a candidata mais votada foi Glazielle Tereza Ponciano com 961 votos.

As eleições contaram com 24 urnas eletrônicas distribuídas em dois locais de votação: Centro Educacional de Cordeiros, onde foram registrados 10.468 votos, e na Escola Básica Gaspar da Costa Moraes, com 9.000.

Foram contabilizados ao todo 17.482 votos válidos, além de 542 brancos e 493 nulos no Cordeiros e 537 brancos e 414 nulos no Gaspar.

Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelos direitos da criança e do adolescente, definidos no Art. 131 da Lei Federal 8.069/90. Em Itajaí, haverá dois Conselhos Tutelares a partir de 2020. Cada um é composto por cinco conselheiros que atuarão pelo mandado de quatro anos. A posse será no dia 10 de janeiro de 2020. 

A atribuição dos conselheiros é atender as crianças e adolescentes, aconselhar os pais ou responsáveis, promover a execução de suas decisões, requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, assistência social, previdência, trabalho e segurança; representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações, encaminhar ao Ministério Público ou à autoridade judiciária os casos de sua competência; expedir notificações; requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário; assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente; representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos etc.

Confira o nome dos selecionados para compor o Conselho Tutelar

Nível Médio
Norival Montibeller | 1066 votos
Rafael Orthmann | 1022 votos

Nível Superior
Glazielle Tereza Ponciano | 961 votos
Lourival Pera | 766 votos
Sandra Mara Gonçalves Debrassi | 727 votos
Anadir Terezinha Schneider | 617 votos
André Leonardo Severino | 577 votos
Miriam de Lima Patricio | 545 votos
Mariporam Eloi Duarte | 538 votos
Graziela Eskelsen | 537 votos 

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -