• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Prefeito Fabrício apresenta programa ABRAÇO na Assembleia Legislativa

Após a apresentação na tribuna da Assembleia, o prefeito Fabrício Oliveira foi parabenizado por diversos parlamentares

O programa de maior alcance social da prefeitura de Balneário Camboriú, o ABRAÇO, foi apresentado na tarde desta terça-feira, 06.ago.2019, aos deputados estaduais pelo prefeito Fabrício Oliveira. Da tribuna da Assembleia Legislativa, Fabrício Oliveira falou porque sua atenção se voltou para a implantação de uma rede de proteção às pessoas mais vulneráveis.

“O poder executivo pode fazer obras, mas a maior obra é a valorização, é cuidar e proteger a vida humana. Com o Programa ABRAÇO criamos espaços de relacionamento e acolhimento que não existiam antes, mas que são imprescindíveis para o atendimento das pessoas em momentos de dificuldade”, falou o prefeito.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Programa ABRAÇO foi criado em Balneário Camboriú em 2017 com o Abraço ao Idoso. Em seguida veio o Abraço ao Servidor e, logo após, o Abraço à Vida. Mais recentemente nasceram o Abraço Animal e o Abraço à Mulher. Mais de 14 mil pessoas já foram acolhidas. “As ações aplicadas em nossa cidade começam a inspirar outras pessoas. Acreditamos que o trabalho realizado aqui é apenas uma sementinha plantada que ainda trará muitos resultados positivos para toda a população da cidade, do estado e até do país”, assegurou o prefeito Fabrício Oliveira.

Na Assembleia Legislativa

Após a apresentação na tribuna da Assembleia, o prefeito Fabrício Oliveira foi parabenizado por diversos parlamentares. “Hoje os prefeitos são cobrados por ações, por obras, mas as pessoas de hoje vivem um mundo individualista e estão morrendo por falta de um abraço. Parabéns pela iniciativa”, disse o Deputado Milton Hobus.

“Hoje em dia temos relacionamentos virtuais melhores que pessoais. Essa vida cibernética afastou as pessoas delas mesmas. Que bom que tem uma administração e toda uma equipe que está pensando em fazer diferente”, salientou o Deputado Vicente Caropreso. “Não só com obras, vejo que vocês estão preocupados com as questões familiares, isso é muito positivo”, reforçou Ivan Naatz.

O Deputado Jair Miotto destacou que o Programa Abraço é um projeto de vanguarda. “Vejo que o prefeito se preocupa em cuidar das pessoas, com a saúde emocional. Parabéns pela brilhante ideia”.

Em aparte também o deputado Marcius Machado afirmou que já residiu em Balneário Camboriú e estava feliz em ver índices de violência reduzidos e políticas públicas voltadas para a prevenção e redução. O deputado Maurício Eskudlark também enalteceu a redução da criminalidade e parabenizou o prefeito pelo Programa.

A apresentação do Programa ABRAÇO na Assembleia Legislativa foi em parceria com o gabinete da Deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT) e o Deputado Vicente Caropreso (PSDB).

Os Programas ABRAÇO

A ação começou com o ABRAÇO ao Idoso em 2017 que, desde seu lançamento atendeu 3,7 mil pessoas que sofreram todo tipo de violência, além de proporcionar orientação jurídica, psicológica e pedidos de institucionalização, quando necessário.

Ainda em 2017, o Município entendeu que os servidores públicos também precisavam de acolhimento. Foi criado o Abraço ao Servidor, que já atendeu mais de mil pessoas só em 2019, e um total de quase 3,5 mil nesses três anos. O Programa atua de duas formas: por Busca Ativa, onde os técnicos vão até o servidor já afastado; e através de acolhimento dos servidores encaminhados ou que buscam espontaneamente o apoio do programa.

O Programa oferece apoio multidisciplinar 24h aos servidores que estiverem afastados por motivos de saúde ou que precisem apoio para enfrentar situações que prejudiquem sua saúde física e emocional. Os resultados foram positivos e a demanda expressiva demonstra o quanto as pessoas precisam de atenção e acompanhamento, em decorrência do modo e do ritmo de vida imposto pela sociedade nos dias atuais.

O Abraço à Vida presta apoio emocional e acompanhamento psicológico, com atendimento 24h, tem o propósito de ajudar quem estiver passando por algum problema sentimental, psicológico ou depressão. Ele adota estratégias de valorização da vida e conta com a participação de profissionais e entidades parceiras que contribuem na superação e enfrentamento das condições adversas detectadas. Ao todo, mais de 6,6 mil pessoas já buscaram auxílio. O acolhimento acontece 24h presencial e pelo WhatsApp. Vale salientar que Balneário Camboriú está há 205 dias sem suicídio. No programa atuam 11 profissionais, 30 voluntários e ainda seis grupos focais liderados por igrejas, mais de 30 entidades de classe e ONG’s para mobilização e o Grupo Terapêutico “Só por Hoje”, que conta com cerca de 90m participantes.

Este ano foi criado o Abraço Animal e visa proteger, resgatar e cuidar de animais vulneráveis e machucados, que não possuem tutores. O programa é uma realização do Conselho Municipal de Proteção Animal (COMPA) em parceria com Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente. Desde seu lançamento foram acolhidos 288 animais domésticos em situação de vulnerabilidade.

O mais recente ramo do Programa Abraço é o da Mulher, lançado em abril deste ano, que criou uma nova ferramenta para a proteção das mulheres vítimas de violência, prestando atendimento 24h, com assistência jurídica, acompanhamento psicológico, encaminhamentos a rede de apoio e a grupos focais.

Os atendimentos são anônimos e as mulheres recebem atendimento psicológico e são encaminhadas para a Casa de Passagem, Hospital Ruth Cardoso, dentre outras ações para retirar as vítimas dessa situação.

Click CamboriúNotíciasPrefeito Fabrício apresenta programa ABRAÇO na Assembleia Legislativa
PUBLICIDADE

Últimas notícias