• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Berço 3 do Porto de Itajaí recebe nova atracação com veículos importados

Esta é a Décima Oitava atracação da montadora General Motors e em menos de um ano número de desembarques se aproxima de 22 mil unidades

Berço 3 do Porto de Itajaí recebe nova atracação com veículos importados.
Divulgação

Nesta madrugada de sexta-feira,10, o Porto de Itajaí recebeu sua décima oitava embarcação com 1938 veículos a bordo do navio EUPHRATES HIGHWAY, importados da montadora General Motors (GM-Chevrolet).

De bandeira panamenhao navio possui 200 metros de comprimento por 33 de boca (largura), e pertence ao Armador K-Line.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A embarcação partiu do Porto de Altamira no México com veículos do modelo TRACKER (1167 unidades) e EQUINOX (771 unidades), totalizando nesta carga 2.901.415,00 quilos.

A embarcação veio do Porto de Paranaguá (PR), e atracou à 01:00 hora desta madrugada no berço 3 (porto público), e a partir de 08 horas iniciaram suas operações pela APM Terminals (empresa arrendatária do Porto de Itajaí), utilizando-se do recinto alfandegado do porto público.

De acordo com informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, as operações estão transcorrendo dentro do cronograma de desembarque com uma movimentação em média de 80 a 100 por hora. Sua desatracação está programada ainda hoje às 18:00 horas, seguindo roteiro marítimo para o Porto de Lima – Peru.

A primeira atracação “teste” aconteceu em 09 de junho de 2018, quando foram desembarcados 500 veículos do modelo Cruise a bordo do navio de bandeira do Panamá, APOLLON HIGHWAY.Com a atracação de hoje, o somatório total chega a marca de 21.826 veículos importados pela montadora General Motors/Chevrolet desembarcados pelo Porto de Itajaí.

Esse tipo de movimentação em portos é conhecido pelo sistema ROLL ON ROLL OFF – quando os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária do porto.

Como praxe, os veículos descem por uma rampa sendo conduzidos ao Armazém 03 onde recebem vistoria por parte de profissionais da Gerência de Operação Portuária. Após o período de vistorias, os veículos são direcionados para uma nova área de apoio logístico locado pela APMT – empresa arrendatária do Porto de Itajaí.

Neste novo local, os veículos são carregados para as “Cegonheiras” e por fim, transportados aos seus locais de destino. Depois de passarem pelo serviço de nacionalização tem destino programado para as regiões Sul e Sudeste do país.

Desde novembro de 2018, a APM Terminal passou a atender com frequência quinzenal navios do tipo ROLL ON ROLL OFF, para a importação de veículos. Em outubro o contrato foi assinado com a APM Terminals para a vigência de um ano, após a fase de operações testes em Itajaí com linhas marítimas de diferentes países, entre eles os Estados Unidos, México, Brasil e Argentina.

“Para nós itajaienses que através do Porto de Itajaí recebemos essas operações de cargas, nos faz acreditar cada vez mais que o nosso porto segue no caminho certo. Isso nos credencia demonstrando que o porto tem total eficiência e qualidade dos serviços prestados por nossos trabalhadores portuários”, destacou Volnei Morastoni – Prefeito de Itajaí.

A montadora GM – Chevrolet, é pioneira no Brasil no seguimento de transporte marítimo de veículos e o Porto de Itajaí tem histórico associado a estas operações de cargas ROLL ON – ROLL OFF quando nas décadas de 1980, 1990 e 2000, operaram com os principais Armadores que atuam nessa área.

De acordo com informações da Gerência de Operações do Porto de Itajaí, mais duas atracações com veículos da GM estão programadas para este mês, sendo os dias 15 e 25. Com os próximos desembarques, o Porto de Itajaí ultrapassará a marca de mais de 25 mil veículos da montada GM.

“Estamos priorizando muito pela qualidade de serviço que está sendo apresentada através das operações Roll on Roll off. Assim como neste sistema, essa sempre foi uma das principais referências e características adotadas aqui no Porto de Itajaí em relação a todos os outros tipos de operações que realizamos. Sempre afirmo que é um orgulho conseguir tudo que nós conseguimos sobre o que vem sendo realizado nestes últimos dois anos, porque em um comparativo com outros portos públicos, nós estamos muito a frente”, acrescentou o Engº Marcelo Werner Salles – Superintendente do Porto de Itajaí.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasBerço 3 do Porto de Itajaí recebe nova atracação com veículos importados
PUBLICIDADE

Últimas notícias