• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Programa Se Liga na Rede realizou mais de 15.500 vistorias em 2018

As principais irregularidades constatadas nas residências são: inexistência e inadequação da caixa de gordura

PUBLICIDADE
Fiscalização com vídeo inspeção será feita para identificar ligações clandestinas de esgoto
Divulgação

Para verificar a situação das ligações hidrossanitárias, o Programa Se Liga na Rede, da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA), realiza diariamente fiscalizações com teste de fumaça e lançamento de corantes na rede de esgoto em todas as regiões da cidade. Em 2018, o Programa realizou 15.671 vistorias, sendo: 4.526 inspeções; 7.609 reinspeções; e 3.536 fiscalizações. 

“Além de verificar a regularidade da ligação de esgoto à rede coletora, também verificamos a existência e adequação das caixas de gordura, e a destinação das águas pluviais, que devem ser feitas através da drenagem pluvial” explicou a Fiscal Sanitarista do programa, Beatriz Nunes.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No total, o Se Liga na Rede já realizou 34.663 vistorias, sendo 19.858 inspeções, 11.069 reinspeção e 3.736 fiscalizações. Já foram vistoriados os bairros: Nações, Ariribá, Pioneiros, Praia dos Amores, Centro, Estados, Vila Real, Taquaras, Laranjeiras, Nova Esperança, Barra e São Judas. Destes, 7.770 dos imóveis vistoriados possuíam ligações de esgoto irregulares e 3.400 se adequaram após a reinspeção. 

Caso seja verificada irregularidade, os consumidores têm 45 dias para providenciar a adequação. Após esse período haverá reinspeção. “Na reinspeção verificamos se as inadequações foram sanadas, caso não tenham sido, é lavrada intimação com prazo de 15 dias para defesa junto à EMASA. Se mesmo assim o problema não for solucionado, o proprietário do imóvel com ligação irregular será multado”, explicou Beatriz.

As principais irregularidades constatadas nas residências são: inexistência e inadequação da caixa de gordura (61%), água pluvial conectada à rede de esgoto (15%), não conectado à rede esgoto (13%), conectado parcial à rede de esgoto (9%), existência de fossa, filtro/sumidouro (2%) e esgoto sanitário conectado à rede pluvial (0%).

Os moradores que precisarem adequar suas ligações de rede de esgoto, podem procurar a Emasa (4ª Avenida, 250) para todas as orientações.

Lacres de ligações irregulares

Desde o mês de novembro de 2018, iniciaram os lacres de ligações de esgotos irregulares na região que compreende a Bacia do Rio Marambaia, uma das ações para a revitalização do Rio. Assim como, a construção de um emissário (nova rede de esgoto) que em breve será lançada a licitação. As fiscalizações do Programa Se Liga na Rede também foram intensificadas e são constantes em todos os bairros da cidade.

Confira algumas orientações do Se Liga na Rede BC:

– O imóvel deve ter caixa de gordura. Limpe periodicamente, coloque resíduos em recipientes plásticos e envie junto com o lixo ou doe para a reciclagem;

– Não despeje gordura de alimentos ou óleo de cozinha na rede esgoto;

– Não jogue lixo no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto

– A rede de esgoto da EMASA não foi projetada para receber as águas da chuva. Por isso, se fizer ligação da rede pluvial na rede de esgoto, o sistema pode transbordar, causando a proliferação de doenças e mau cheiro.

Qualquer dúvida, informação ou denúncia de ligações clandestinas podem ser feitas pelo telefone 0800 643 6272.

Click CamboriúNotíciasPrograma Se Liga na Rede realizou mais de 15.500 vistorias em 2018
PUBLICIDADE

Últimas notícias