• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Sem equipamentos, obras do Centro de Eventos de Balneário Camboriú são entregues

Ato não contou com a presença do prefeito Fabricio Oliveira, nem do presidente Michel Temer

entrega centro de eventos

Depois de três anos e quase quatro meses de construção, desde agosto de 2015, o Centro de Eventos de Balneário Camboriú, o maior do Sul do país, teve seus pavilhões prontos e entregues oficialmente neste domingo, 23.

Depois de três anos e quase quatro meses de construção, desde agosto de 2015, o Centro de Eventos de Balneário Camboriú, o maior do Sul do país, teve seus pavilhões prontos e entregues oficialmente neste domingo, 23.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O ato de vistoria técnica e entrega das obras físicas, como foi definido, contou  com a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, acompanhado do ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun; do governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, e do secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Tufi Michreff Neto, além do deputado estadual e ex-secretário de Estado do Turismo Leonel Pavan, entre outras autoridades.

Para pleno funcionamento do Centro de Eventos, ainda faltam os equipamentos internos, como elevadores panorâmicos e hidráulicos, catracas, divisórias e sistema de climatização. Porém, já estão em fase de licitação pelo governo do estado, ao custo de R$ 15,5 milhões, recursos federais já garantidos e provisionados pela Diretoria de Projetos Estruturantes (DPE) da Secretaria de Estado do Turismo. A previsão é a de que tudo esteja concluído e local pronto para operações até o final do primeiro semestre de 2019.  

Obra conjunta com recursos do governo federal, estadual e prefeitura de Balneário Camboriú, a construção do Centro de Eventos chega ao final com um custo total ao redor de R$ 139 milhões incluindo diversos aditivos contratuais. O projeto contempla três pavilhões de exposições, salas de convenções, espaço para lojas, praças de alimentação e serviços, além de mais de mil vagas de estacionamento. No total, serão 33 mil, 534,97 m² de área construída com capacidade total para até 60 mil pessoas.

O ministro do Turismo destacou que o espaço ampliará o impacto positivo do setor sobre a economia do estado. “Esta foi a obra escolhida no estado para fechar o governo Temer. Ela tem grande significado à economia, pelo efeito multiplicador em todo o litoral”, aponta Lummertz. Para o deputado Leonel Pavan, embora não seja uma inauguração oficial ainda, a conclusão das obras físicas representa desde já  uma grande conquista para a cidade e região pelo grande impulso ao turismo via  atração de futuros eventos nacionais e internacionais, “além do valor simbólico pela união de todas as lideranças políticas dos três níveis de governo em torno do empreendimento.”

DESAFIO – Encerrada a parte física, o próximo desafio do governo do Estado, que é quem toca a obra, será, ainda, agilizar licitação do processo de gestão do Centro de Eventos em andamento e que deve incluir uma audiência pública, em data ainda a ser marcada.  Um decreto assinado pelo governador Eduardo Pinho Moreira (MDB), em setembro último, antecipou parte deste processo para entregar a gestão do Centro de Eventos à iniciativa privada e prevê até 60 anos de concessão – 30 no contrato inicial, prorrogáveis por mais 30. O decreto diz que a empresa que vencer a licitação ficará responsável pela exploração, implantação e gestão do espaço. A concessionária terá responsabilidade por obras de manutenção, reformas, e pela ampliação do estacionamento. Todas as benfeitorias serão incorporadas pelo Estado ao final do contrato.

Moreira informou que já conversou sobre o Centro de Eventos com o seu sucessor, Carlos Moisés da Silva. “Falei com o Moisés, que assume daqui a alguns dias, e ele tem o mesmo sentimento: o governo deve cuidar daquilo que é essencial para a população, não atrapalhando o desenvolvimento”.

PREFEITO E PRESIDENTE NÃO COMPARECEM AO ATO

O prefeito Fabricio Oliveira não compareceu ao ato de entrega do Centro de Eventos e antecipou sua ausência em carta aberta ao presidente Temer e ao governado Moreira. Ele justificou que, sem o habite-se liberado, o complexo não tem condições de abrir suas portas para eventos e que a obra ainda não está concluída. Fabricio defendeu que a inauguração seja feita quando as obras estiverem de fato concluídas. Injustificadamente, Temer também não compareceu.

Click CamboriúNotíciasSem equipamentos, obras do Centro de Eventos de Balneário Camboriú são entregues
PUBLICIDADE

Últimas notícias