• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Robô auxilia na fiscalização de ligações irregulares na Praia de Laranjeiras

Na última semana, quatro pontos de redes clandestinas foram lacrados

Robô auxilia na fiscalização de ligações irregulares na Praia de Laranjeiras
Divulgação

Há duas semanas, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) intensificou a fiscalização na Praia de Laranjeiras, em Balneário Camboriú. O trabalho conta com auxílio de um robô, que percorre as tubulações de drenagem em busca de ligações irregulares de esgoto. Na última semana, quatro pontos de redes clandestinas foram lacrados e o programa “Se Liga na Rede” vistoriou 31 imóveis, onde 14 apresentaram alguma irregularidade. Desde dezembro do ano passado, a praia já conta com rede coletora de esgoto.

Para que o robô possa entrar em ação, equipes da EMASA e da Secretaria de Obras, com auxílio de retroescavadeira, caminhão hidrovácuo e caçambas fazem o trabalho de desobstrução da rede de drenagem. Desde a última semana, o trabalho está concentrado numa tubulação que inicia na Rua Atenor Bonifácio Cardoso. “Ainda não conseguimos colocar o robô nesta rede, porque estava muito obstruída. Em apenas um dia, tiramos dois caminhões de entulho do local. Tinha garrafa pet, bola, lodo e outras sujeiras que deveriam ser descartadas em fossa e que estão sendo jogadas pela população na rede de drenagem”, contou o técnico em edificações da EMASA, Everson Clayton Tortato, que acompanha os trabalhos. Nesta tubulação de drenagem, já foram encontrados quatro pontos onde outras redes se conectam.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Após a desobstrução da rede, o robô que é totalmente blindado, entra na tubulação. Ele é controlado por uma estação que fica no veículo da empresa responsável pelo serviço, a Azimute Tech, de Joinville. Da estação, é possível ver as ligações irregulares e se elas são de esgoto.

Paralelo ao trabalho da equipe técnica da EMASA e da Secretaria de Obras, os técnicos do programa “Se Liga na Rede” estão percorrendo os imóveis, também para localizar ligações irregulares. Dos 31 imóveis vistoriados, 14 deles apresentaram 20 irregularidades: imóveis sem caixa de gordura ou com ligação irregular na caixa de gordura; não conectados na rede de esgoto ou parcialmente ligados. “O serviço é executado através de teste de fumaça e lançamento de corantes na rede coletora de esgoto. Quando encontramos irregularidades, damos prazo para que seja feita a adequação. Após esse período fazemos reinspeção e caso as inadequações não tenham sido sanadas o imóvel é intimado com prazo de 30 dias para regularização. Após esses prazos, se o problema persistir, é lavrado auto de infração”, explicou a fiscal sanitarista do programa, Beatriz Nunes.

Reivindicação dos moradores há mais de 30 anos, a rede coletora de esgoto está funcionando desde dezembro na Praia de Laranjeiras. Atualmente, mais de 90% da população de Balneário Camboriú tem atendimento da rede coletora de esgoto. No Bairro dos Municípios estão sendo implantados 7,5 km de rede e nos bairros São Judas Tadeu e Barra mais 9,2 km. Em abril de 2017, foram entregues 20 km nos bairros Nova Esperança, Loteamento Shultz e Parque Bandeirantes.

Click CamboriúNotíciasRobô auxilia na fiscalização de ligações irregulares na Praia de Laranjeiras
PUBLICIDADE

Últimas notícias