• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Prefeito de Camboriú recebe Ministra Econômica da China

Reunião buscava discutir parcerias para exportação e laços de cidade-irmã

PUBLICIDADE
Prefeito de Camboriú recebe Ministra Econômica da China
Divulgação

A Ministra Conselheira Econômica Comercial da China, Xia Xiaoling, visitou Camboriú na tarde desta sexta-feira, dia 24. Ela se reuniu com o prefeito Elcio Rogério Kuhnen para discutir uma possível parceria. O contato com o município foi feito por meio do curso de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Esta é a 1° vez que a Ministra, responsável pela área comercial da China no país, visitou Santa Catarina. Segundo Xia, há o interesse de eleger Camboriú como uma cidade-irmã – assim como Balneário Camboriú, Itajaí e Florianópolis.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“A cidade é pequena, em comparação as outras da região. No entanto, há um ditado popular chinês que diz que um pássaro pequeno tem todos os órgãos. Camboriú pode funcionar como uma cidade grande. O papel que o prefeito desempenha aqui é igual aos dos outros. Observei que a cidade é de interior. Por conta disso, o Município depende das próprias forças. Ao mesmo tempo, isso é uma sorte. A Univali priorizou Camboriú. Podemos fazer o melhor desenho num papel em branco e a cidade tem potencial para isso”, compartilhou a Ministra.

Dados divulgados por Xia Xiaoling apontam que a troca comercial entre o Brasil e a China já chegou a US$ 87,5 milhões – a meta é US$ 100 milhões. “Precisamos nos esforçar para o melhor potencial de cooperação. Muitas empresas nacionais de cidades grandes fazem exportação, mas cidade pequena não é assim”.

Antes da reunião, a Ministra esteve na Univali e acordou a implantação de um programa de exportação para pequenas e médias empresas. “Contamos com a participação de Camboriú. A China tem mercado de consumidores vasto: quase 1.3 bilhão. Estamos procurando produtos e gostaríamos de conhecer o potencial da cidade”, destaca Xia.

O prefeito Elcio apresentou dados sobre a cidade – área, população, orçamento, entre outros – e divulgou o turismo rural e a força da rizicultura. “Estamos felizes em receber uma autoridade tão notável. Somos formadores de mão de obra. O que mais temos são condições para empresas se instalarem e iniciarem os trabalhos. Camboriú tem área física para desenvolvimento, respaldada pela lei de concessão para incentivo à indústria. Essa parceria será vital para o crescimento da cidade”, analisa.

Xia Xiaoling prometeu voltar ao município em outro momento. “O ecoturismo está na moda na China”, finalizou.

Click CamboriúNotíciasPrefeito de Camboriú recebe Ministra Econômica da China
PUBLICIDADE

Últimas notícias