Balneário Camboriú será a primeira cidade do país a contar com o sistema de bikelância

As bikelância são bicicletas preparadas especialmente para realizar atendimento de emergência pré-hospitalar em qualquer lugar da cidade

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Divulgação

Balneário Camboriú será a primeira cidade do país a contar com o sistema de bikelância, bicicletas que serão utilizadas pelos Bombeiros Voluntários no deslocamento para atendimento de vítimas. As bicicletas são preparadas especialmente para realizar atendimento de emergência pré-hospitalar em qualquer lugar do município. Os veículos devem começar a ser utilizados em setembro, até lá os bombeiros voluntários estão passando por treinamentos.

“O modelo das bikelâncias é similar a um utilizado em Londres, porém adaptado à nossa realidade”, explica o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Balneário Camboriú, Alexandre Vieira. As bicicletas serão utilizadas 24h por dia durante toda a semana, em patrulhamentos em dupla onde cada bicicleta carrega materiais diferentes, atuando de maneira conjunta para prestar o atendimento emergencial básico que pode ser requisitado em qualquer lugar na cidade.

Segundo Alexandre, além do atendimento emergencial, também será prestado apoio na fiscalização das ciclovias e questões de trânsito, apoio em eventos municipais e atendimento geral ao público para qualquer informação. Até iniciarem atividade, os bombeiros voluntários estarão em treinamentos constantes. Duas bikelâncias já foram adquiridas. A meta é alcançar a marca de 20 bikelâncias para essa temporada, e um total de 50 bicicletas para o ano que vem.

“Nossa missão na cidade é de apenas somar e trazer mais apoio à comunidade”, explica Alexandre. Os Bombeiros Voluntários de Balneário Camboriú prestam apoio às entidades de segurança do município. Criado em 2016, cada um tem sua função e dedica seu tempo livre diário voluntariamente. Para isso, passaram por um curso de formação de 18 meses. Na cidade existem 33 bombeiros voluntários formados e outros 45 em formação. No estado, existem um total de 31 unidades da associação.

Estima-se que três mil pessoas participem da festa com seus grupos e cerca de 20 mil circulem nos 120 espaços.

Posted by Click Camboriú on Wednesday, July 18, 2018

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -