• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Prefeitura de Camboriú decreta Situação de Emergência

Defesa Civil do município já entrevistou 1.800 pessoas com danos e prejuízos devido às enxurradas da última semana

camboriu em situação de emergencia
Divulgação

O prefeito de Camboriú, Elcio Rogério Kuhnen, decretou Situação de Emergência após levantamento da Defesa Civil sobre os danos e perdas causados para a população e locais públicos devido às enxurradas da última semana. Mais de 1.800 moradores atingidos pelas inundações e deslizamentos de terra foram entrevistados pela equipe do Município entre a sexta-feira e o sábado – dias 12 e 13. Se o decreto for homologado pela Defesa Civil Estadual, pessoas atingidas poderão sacar o FGTS e o município irá receber ajuda humanitária do Governo do Estado.

Ao todo, 108 ruas foram atingidas gravemente e outras 73 afetadas com menor intensidade. Quase todos os bairros do município foram impactados: Monte Alegre, Conde Vida Verde, Taboleiro, Centro, Cedro, Lídia Duarte, Santa Regina, Areias, Rio Pequeno e São Francisco de Assis. Muitos pontos no interior da cidade também tiveram estragos causados pela enxurrada, como alagamentos, estragos nas vias e movimentos de massa.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O serviço de limpeza das vias públicas atingidas pela enxurrada foi mantido durante o final de semana e segue nos próximos dias. Apenas entre as 20h30min da noite de sábado, dia 13, e 2h30min da madrugada do domingo, dia 14, 11 cargas de caminhão de entulho foram recolhidas no Distrito de Monte Alegre. No domingo, 36 cargas foram recolhidas nas ruas dos demais bairros atingidos.

De acordo com o secretário de Proteção e Defesa Civil, Flávio Geraldo, com o decreto homologado, a prefeitura pode tomar medidas mais rápidas para recuperação dos danos que a chuva provocou, além de receber ajuda humanitária do Governo do Estado. “Os cadastros servem para listarmos as necessidades dos moradores e comprovarmos Situação de Emergência. Já enviamos os dados para o Estado e recebemos coordenador regional de Defesa Civil para vistoriar as informações apresentadas. Agora, aguardamos a homologação do Estado”, explica o secretário. Somente com a homologação será possível que os moradores atingidos façam o saque do FGTS.

Apoio às famílias

Na manhã dessa terça-feira, dia 16, deve chegar um carregamento do Governo do Estado com cerca de 200 kits de cestas básicas e produtos de limpeza, que serão distribuídos pela Defesa Civil às famílias atingidas. Na quinta-feira, 18, outro carregamento será entregue na cidade, com colchões. As Agentes Comunitárias de Saúde do Distrito de Monte Alegre e equipe da Defesa Civil seguem visitando as famílias para dar continuidade aos cadastros e levantamento das necessidades.

Quem deseja contribuir com doações, também pode entregar alimentos não perecíveis, roupas de verão, roupas de cama, colchões e produtos de limpeza junto à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. O endereço para entrega é a Rua Presidente Costa e Silva, n° 329, no Centro. As doações são recebidas de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas no local.

Click CamboriúNotíciasPrefeitura de Camboriú decreta Situação de Emergência
PUBLICIDADE

Últimas notícias