• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Início do Praia Limpa é transferido para sábado, 6

O programa visa conscientizar a população sobre os cuidados com o meio ambiente

PRAIA LIMPA FOTO RICARDO DE OLIVEIRA
Divulgação

A Fundação do Meio Ambiente informa que o início do Programa Praia Limpa foi transferido para o próximo sábado (06). O programa visa conscientizar a população sobre os cuidados com o meio ambiente. Dentre as novidades deste ano, está a participação de estagiários de vários cursos, salva-vidas, utilização de maquete e recreação.

Ao todo, cinco barracas serão instaladas ao longo da orla da Praia Central (altura das ruas 2001, 1401, Praça Almirante Tamandaré, 2500 e 3700), e mais três nas praias agrestes. Neste ano o foco é o lixo marinho, que além de poluir as águas, mata animais como peixes e tartarugas. Por isso, uma maquete explicativa sobre o caminho dos resíduos da cidade para o mar circulará pelas barracas, além de uma exposição fotográfica que mostra as consequências do descarte indevido de lixo no mar.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Haverá também uma parceria com os salva-vidas das praias para a colocação de pulseirinhas de identificação para crianças e também de treinamento dos voluntários para o caso de alguma criança se perder. Além disso, professores de educação física farão a recreação dos pequenos, que inclui jogos lúdicos dos mais diversos tipos sobre a preservação ambiental. Em cada barraca haverá quatro estagiários de diferentes cursos de graduação (para promover a multidisciplinaridade) que abordarão as pessoas com sacolinhas para jogarem o lixo e também realizarão questionários com turistas para levantamento de dados e pesquisas de satisfação.

A diretora do departamento de fitoterapia da Secretaria do Meio Ambiente, Carla Cravo, ressalta a importância da educação ambiental nesse projeto. “É bacana a oportunidade que estou tendo de colocar na prática coletiva a prática individual que eu já faço, de provocar as pessoas pra isso”, diz.

Com o Praia Limpa, as praias que buscam a certificação da Bandeira Azul (Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho) irão progredir em relação a vários quesitos de verificação, entre eles a balneabilidade e a educação ambiental por parte dos cidadãos.

Click CamboriúNotíciasInício do Praia Limpa é transferido para sábado, 6
PUBLICIDADE

Últimas notícias