• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Fórum Mundial Social promove discussões sobre o Programa Abraço ao Idoso

O Abraço deverá inspirar muitos municípios a desenvolver a mesma prática

FÓRUM ABRAÇO 4 edited
Divulgação

Durante toda semana, servidores da Secretaria da Pessoa Idosa estiveram em diversas atividades do Fórum Social Mundial, acompanhando uma caravana de mais de 30 idosos, nos trabalhos e discussões promovidos pelo evento. Durantes os painéis, Balneário Camboriú ganhou destaque pelas práticas de proteção às pessoas da terceira idade, em especial na apresentação do Programa Abraço ao Idoso, que aconteceu no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC).

O presidente do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial, Lélio Falcão, liderança que está entre os organizadores do evento, destacou que o Abraço deverá inspirar muitos municípios a desenvolver a mesma prática. No final do ano passado, ele esteve na cidade conhecendo o projeto. “Eu queria que Porto Alegre pudesse chegar perto do que hoje é feito em Balneário Camboriú, quando se fala em política pública em prol do idoso”, disse Falcão.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Foram apresentados os números e a metodologia utilizada, desde a criação do programa, em abril de 2017. De acordo com a assistente social, Daiana Caroline P. Feil, em 2016, foram registrados nos cadastros da Secretaria do Idoso, apenas dois casos de violência ao idoso. No ano seguinte, do início do Abraço até dezembro de 2017, foram registrados cerca de 1,1 mil casos de violência. Destes, 48% são de violência financeira, 25% violência psicológica e 11% são casos de abandono. Sendo que o maior índice de atendimento concentra-se na região central da cidade, que somam 54% dos casos.

A psicóloga Caroline B. Testa, integrante da equipe do Abraço, destacou que os idosos estabeleceram uma relação de confiança com a SPI e por isso procuram o serviço. “O aparecimento desses casos indicam que os objetivos do programa tem sido alcançado porque a conscientização sobre os direitos dos idosos e o acolhimento é uma das metas prioritárias do serviço”, declarou. Cada pessoa que procura o programa, segue um protocolo específico. Em casos mais graves, de agressão física, a SPI oferece um abrigo temporário ao idoso, além de cuidar de todo acompanhamento necessário até a volta do idoso a uma vida feliz e saudável.

A secretária da Pessoa Idosa, Christina Barichello, reforçou que o problema da violência sempre existiu, mas não havia uma política pública clara para tratar dessa questão. “Na verdade a violência já existia, ela só estava de baixo do tapete. Agora o idoso sabe que tem onde buscar ajuda e socorro”, destacou. Atuam nesse serviço ainda os profissionais, a advogada Maristela Rocha, que auxilia o idoso contra crimes financeiros e dá todo o aporte necessários nas questões jurídicas e o administrador Paulo César Senk Jr, que atua no gerenciamento do programa. Ao final da apresentação, a equipe responsável pelo programa, encerrou, convidando a plateia a dar um abraço. O serviço Abraço funciona 24 horas, atende demandas vindas direto da comunidade, do outras repartições do governo e do Ministério Público e pode ser acionado pelo fone (47) 3363-3020.

Click CamboriúNotíciasFórum Mundial Social promove discussões sobre o Programa Abraço ao Idoso
PUBLICIDADE

Últimas notícias