• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Porto de Itajaí treina Brigada de Emergência

Treinamentos iniciaram no dia 10 e encerram neste sábado, 15 de julho em Barra Velha

Brigada de Emergencia
Divulgação

Encerrou neste sábado, 15 de julho, o Treinamento de Formação e Reciclagem da Brigada de Emergência do Porto de Itajaí. Durante seis dias, nos horários matutinos e vespertinos, o Auditório da Superintendência da Autoridade Portuária foi palco de palestras e atividades apresentadas por profissionais capacitados em treinamentos de Armas Químicas e Brigada de Incêndios.

No total, 60 pessoas participaram dos treinos, sendo guardas portuários e servidores que atuam junto à Gerência de Operações e de outros setores administrativos da superintendência. Os treinos foram coordenados pela Gerência de Meio Ambiente do Porto de Itajaí e abordaram diversas ações de prevenção de incêndios e treinamentos específicos com o objetivo principal de capacitar o efetivo da superintendência em casos sinistros.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O curso englobou uma carga horária de 24 horas divididos em dois turnos. Entre os módulos foram apresentadas: noções básicas de anatomia e fisiologia humana, princípios de biossegurança, sinais vitais e verificação, parada respiratória e parada cardíaca, hemorragias, estado de choque, queimaduras e lesões ambientais, intoxicação e envenenamento, ferimentos em tecidos moles e uso de bandagens e ataduras, fraturas, luxações e entorses, traumatismo craniano encefálico, combate a sinistros, classes de incêndio, operações em combate à incêndios, uso de equipamentos, uso de extintores, combate a incêndios de sistema de bombas e gravitacional, entre outras noções e práticas básicas.

Fazendo parte do Treinamento, na quinta-feira, 13, em ambos os períodos, destaque para um simulado de Brigadista e Emergência, em atendimento as Instruções Normativas do Corpo de Bombeiros Militar. Na oportunidade, todos os servidores da superintendência participaram do simulado de evacuação de emergência nos prédios da Superintendência e Centro Integrado de Atendimento (CIA). Equipes da CODETRAN – Coordenadoria de Trânsito de Itajaí prestaram auxílio durante o simulado com viaturas e efetivos nas ruas que circulam o prédio da superintendência.

Ao término do simulado, os servidores foram orientados quanto aos procedimentos de emergência de evacuação de áreas, “Fazemos todos os anos este treinamento de reciclagem e é muito importante os servidores participarem do simulado, pois todos podem ter noções de conhecimento no combate a incêndios e acima de tudo, conseguimos atender as normas do Corpo de Bombeiros, bem como prestar os primeiros socorros em caso de acidentes com vítimas ou algum mal súbito, até a chegada de uma ambulância ao recinto do Porto”, destacou  a Gerente de Meio Ambiente, Médelin Pitrez dos Santos.Na sexta-feira de manhã, foram aplicadas aulas práticas de treinamento na área interna do porto, localizado na Vale Port. No local há projetos de prevenção de incêndios, rede de hidrantes e casa de bombas.

“Durante  toda  a  semana  tivemos  a participação de  colaboradores  da  Superintendência do Porto de Itajaí participando  do Treinamento de Formação e Reciclagem da Brigada de Emergência do Porto de Itajaí, evento  este de  grande importância e  necessário para  a  Autoridade Portuária  tendo em vista  que a preocupação com a  segurança e o pronto Atendimento às  situações de emergência são fatores primordiais  para  a  atividade portuária. Dessa forma,  ações  de  treinamento e reciclagem da brigada de Emergência do Porto de Itajaí são  fatores preponderantes  para  assegurar  que todos os seus componentes estejam preparados e aptos para o atendimento de qualquer  situação emergencial”, reforça o Assessor de Direção do Porto de Itajaí,  Heder Cassino Moritz.

Os treinamentos foram aplicados desde 10 de julho e encerraram neste sábado dia 15 com aulas práticas na Escola Técnica da Associação de Bombeiros Voluntários de Barra Velha, “Nosso maior objetivo foi poder reunir todos os servidores nos horários distintos. Através de ações de segurança contra incêndios, mais uma vez conseguimos atingir nossa meta”, concluiu Médelin.

Ainda de acordo com informações da Gerência do Meio Ambiente do Porto de Itajaí, está programado para o mês de agosto, em data ainda a ser definida, a entrega do Certificado de Participação. A cerimônia será realizada no auditório da superintendência e contará com a presença de Bombeiros Militares e CODETRAN.

Click CamboriúNotíciasPorto de Itajaí treina Brigada de Emergência
PUBLICIDADE

Últimas notícias