• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Pescadores recebem orientação sobre as obras da Bacia de Evolução

Uma das alternativas seriam os serviços de dragagem em local próprio para atracar suas embarcações

pescadores
Divulgação

Na manhã de sexta-feira (28), o Superintendente do Porto de Itajaí, Engenheiro Marcelo Werner Salles, acompanhado dos membros que atuam junto as Gerências de Meio Ambiente, Engenharia e Jurídico, estiveram em Navegantes e na oportunidade reuniram-se com o Prefeito em Exercício, Donizete José da Silva e o Secretário de Estado do Planejaneto, Murilo Flores.

O encontro teve por objetivo dar esclarecimentos aos pescadores que residem no Bairro São Pedro quanto a uma forma de buscar soluções das dezenas de embarcações que estão fundeadas nas áreas das obras dos novos acessos aquaviários do Complexo Portuário de Itajaí, denominada por “Bacia de Evolução”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Preocupado com a segurança dos pescadores, a superintendência do Porto de Itajaí juntamente com a Prefeitura de Navegantes e Governo do Estado, buscam alternativas para dar assistência aos profissionais da pesca.

Semanalmente gerentes de Meio Ambiente e Engenharia acompanham o ritmo das obras e desde o inicio houve a preocupação em respeitar a Legislação Ambiental dando assistência também aos pescadores que tem como fonte de renda e sustento essa atividade. Nessa etapa da obra, os pescadores estão sendo orientados quanto aos locais onde poderão atracar suas embarcações. Em solo, a poucos metros do rio, seus equipamentos e ferramentas de trabalho foram instalados provisoriamente em um rancho coletivo com divisórias, mas que poderão ser descolados para outro local.

Entre os estudos que estão em análise, pretende se a realização dos serviços de dragagem em outro local afastado das obras da Bacia de Evolução e que posteriormente serviria para os pescadores atracarem suas embarcações. Esse processo seria através de Licitação.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, está atento a esta situação, “O Governo do Estado está fazendo esta obra muito importante para Itajaí, Navegantes e região. A Bacia de Evolução é uma obra de grande porte e por isso causa impacto e um destes está voltado à comunidade dos pescadores ao qual precisamos encontrar uma solução imediata”, afirmou o Secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores.

“A Bacia de Evolução é uma importante obra para ambos os municípios e nós estamos buscando uma qualidade de vida também melhor para os nossos pescadores artesanais. Como temos áreas muito degradadas em Navegantes, estamos solicitando junto ao Governo do Estado com o apoio do Porto de Itajaí serviços de dragagem nessas áreas próximo as suas atividades pesqueiras”, destacou Donizete José da Silva, Prefeito em Exercício de Navegantes.

“As obras e suas devidas intervenções estão sendo acompanhadas diariamente pelo Porto e também temos um compromisso de compatibilização com as atividades pertinentes do setor da pesca. Nesse momento estamos em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Navegantes tentando em achar uma melhor forma de acomodar todos os interesses de uma forma que fique bom para todos”, lembrou o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles.

Com previsão para ser concluída em abril de 2018, seus investimentos estão orçados na ordem de R$ 105 milhões pelo Governo do Estado via Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE) e futuramente o Complexo Portuário de Itajaí poderá operar com navios de até 366 metros de comprimentos e 51 metros de boca (largura). Para o giro de manobra dos navios, sua capacidade é de 530 metros de diâmetro e profundidade de 13 metros e depois de realocado o molhe norte, o canal da barra ficará com a largura de 170 metros.

Click CamboriúNotíciasPescadores recebem orientação sobre as obras da Bacia de Evolução
PUBLICIDADE

Últimas notícias