- PUBLICIDADE -

Guarda Portuário evita incêndio em caminhão de contêiner no Porto de Itajaí

Seu Pires utilizou experiência adquirida através dos cursos de Brigada de Incêndio

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

PagAuto vende seu veículo em 50 minutos: em BC, Itajaí e Floripa

Na PagAuto seu veículo é vendido com avaliação profissional e pagamento na hora em uma negociação 100% segura

Seu Pires
Divulgação

Em mais um dia de trabalho na Guarda Portuária do Porto de Itajaí, seu Jorge Luis Alves Pires, popularmente conhecido por “Pires”, estava atento aos seus serviços de rotina. Voltando do intervalo para sua função, inicialmente sentiu um forte odor de queimado e em instantes percebeu chamas vindas de baixo de um caminhão de contêiner que estava estacionado no Gate principal para conferência de balança.

Imediatamente, Seu Pires alertou os demais guardas que se encontravam no local e emitiu som de um apito para evacuação. No mesmo instante pegou um extintor de pó químico e conseguiu apagar as chamas rapidamente.

Após conter as chamas, já sob situação de controle de riscos, profissionais da APM Terminals, empresa arrendatária do Porto Público, fizeram um termo de responsabilidade por avarias relatando a ocorrência. O termo da ocorrência foi assinado no dia 19 de julho em horário noturno.

De acordo com informações do relatório aprovado e assinado por testemunhas, houve um principio de incêndio no caminhão de contêiner e que quando estacionou na balança para efetuar sua saída, com o acender dos faróis do veículo, a bateria entrou em curto circuito e posteriormente iniciou o principio de incêndio.

Em seguida os reparos foram feitos no caminhão e o motorista seguiu seu trajeto deixando o Gate sem maiores problemas no veículo.

Seu Pires, como é conhecido por todos no Complexo, trabalha no setor da Guarda Portuário por nove anos e atualmente é vice-presidente da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Desde que entrou para trabalhar na função de guarda portuário, Seu Pires sempre buscou pelo engajamento e vontade em aperfeiçoar seus conhecimentos que atribuem esta profissão. Em seu currículo foram concluídos com êxito três cursos de Brigada de Incêndio e cinco cursos em Segurança do Trabalho promovidos pela CIPA.

“O inesperado acontece quando você menos espera. Em qualquer eventualidade temos que ficar muito atentos para não corrermos riscos. No momento em que vi as chamas no caminhão só pensava em conter o fogo. Eu consegui, porém, digo que tive aprendizado através dos cursos que realizei. Mas mesmo assim é preciso sempre aprender mais não só para esta situação, mas para outras de risco também. Sem prática é quase impossível agir”, destacou Seu Pires.

Todos os anos, no mês de julho, a Superintendência do Porto de Itajaí, através de sua gerência de Meio Ambiente, em atendimento as normas do Corpo de Bombeiros Militares, realiza um Treinamento de Brigada de Incêndio. Na oportunidade são abordadas diversas ações de prevenção de incêndios e treinamentos específicos com o objetivo principal de capacitar o efetivo da superintendência em casos sinistros.

Nesse ano 60 pessoas entre guardas portuários e demais servidores que atuam em setores administrativos e de outras gerências participaram em conjunto com equipes do Corpo de Bombeiros e CODETRAN do treinamento. Em agosto os participantes serão agraciados com o certificado de conclusão do curso.

“A Superintendência do Porto de Itajaí habilita seus servidores para estarem preparados em situações como esta que o Seu Pires enfrentou e também outras que às vezes podem acontecer em seus lares, nas ruas, em outros ambientes. O porto fornece os cursos e quem ganha com isso são todos os participantes, ou seja, o que ele adquirir aqui poderá utilizar por toda a sua vida em qualquer local”, lembrou Sandro de Ramos, Gerente de Segurança Portuária.


COMENTE ABAIXO ⬇

Telegram: participe do canal do Click Camboriú

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.