Cão terapeuta Cristal visita dependentes químicas em tratamento em Itajaí

Ação é promovida pela unidade de saúde do bairro Nossa Senhora das Graças

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Divulgação

As nove mulheres que estão em tratamento contra dependência química na Comunidade Terapêutica Conviver, em Itajaí, receberam uma visita especial nesta terça-feira (18). O cão terapeuta Cristal fez a alegria das moradoras do local, despertando sorrisos e recebendo muito carinho em troca. Esta é a segunda vez que o cachorro participa de uma ação na comunidade. A iniciativa é da equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) 018 da unidade básica de saúde do bairro Nossa Senhora das Graças, em parceria com a terapeuta Julia Wunderlich.

“É uma terapia diferenciada. O cão transmite uma energia boa e melhora nosso dia. Estávamos ansiosas por essa visita, acho que toda dinâmica diferente contribui no nosso tratamento”, relata a professora Sirlei Felisberto Bráz, 47, que está em tratamento contra o alcoolismo há seis meses.

Além de trazer mais alegria, o objetivo do projeto é valorizar e aumentar a autoestima das mulheres em tratamento para dependência de álcool ou drogas. A primeira visita do cão Cristal ocorreu no mês de junho e já mostrou resultados positivos. Desta vez a equipe também aferiu a pressão arterial das mulheres para tentar verificar benefícios mais concretos das intervenções com o cachorro.

“Recebemos esse projeto de portas abertas, porque percebemos o quanto elas gostam de estar com os animais. Acredito que esse afeto preenche o vazio de estar distante da família”, pontua a monitora da comunidade terapêutica, Maria da Glória Aguiar Sá Meneses Reetz.

Além da visita do cão terapeuta, as moradoras também receberam uma palestra sobre mudanças com a terapeuta Julia Wunderlich, que é dona do cachorro. Ela conta que a intervenção é uma forma de motivar, encorajar e trazer autoconfiança para as mulheres em tratamento. “O cão terapeuta é um complemento disso tudo. A Cristal oferece afeto, energia e uma troca de carinho sem julgamentos”, explica Julia.

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -