• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Cão terapeuta Cristal visita dependentes químicas em tratamento em Itajaí

Ação é promovida pela unidade de saúde do bairro Nossa Senhora das Graças

Cão terapeuta Cristal visita dependentes químicas em tratamento
Divulgação

As nove mulheres que estão em tratamento contra dependência química na Comunidade Terapêutica Conviver, em Itajaí, receberam uma visita especial nesta terça-feira (18). O cão terapeuta Cristal fez a alegria das moradoras do local, despertando sorrisos e recebendo muito carinho em troca. Esta é a segunda vez que o cachorro participa de uma ação na comunidade. A iniciativa é da equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) 018 da unidade básica de saúde do bairro Nossa Senhora das Graças, em parceria com a terapeuta Julia Wunderlich.

“É uma terapia diferenciada. O cão transmite uma energia boa e melhora nosso dia. Estávamos ansiosas por essa visita, acho que toda dinâmica diferente contribui no nosso tratamento”, relata a professora Sirlei Felisberto Bráz, 47, que está em tratamento contra o alcoolismo há seis meses.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além de trazer mais alegria, o objetivo do projeto é valorizar e aumentar a autoestima das mulheres em tratamento para dependência de álcool ou drogas. A primeira visita do cão Cristal ocorreu no mês de junho e já mostrou resultados positivos. Desta vez a equipe também aferiu a pressão arterial das mulheres para tentar verificar benefícios mais concretos das intervenções com o cachorro.

“Recebemos esse projeto de portas abertas, porque percebemos o quanto elas gostam de estar com os animais. Acredito que esse afeto preenche o vazio de estar distante da família”, pontua a monitora da comunidade terapêutica, Maria da Glória Aguiar Sá Meneses Reetz.

Além da visita do cão terapeuta, as moradoras também receberam uma palestra sobre mudanças com a terapeuta Julia Wunderlich, que é dona do cachorro. Ela conta que a intervenção é uma forma de motivar, encorajar e trazer autoconfiança para as mulheres em tratamento. “O cão terapeuta é um complemento disso tudo. A Cristal oferece afeto, energia e uma troca de carinho sem julgamentos”, explica Julia.

Click CamboriúNotíciasCão terapeuta Cristal visita dependentes químicas em tratamento em Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias