• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Camboriú realiza força-tarefa contra o mosquito Aedes Aegypti no próximo sábado, dia 28

combate ao mosquito Aedes Aegypti
Divulgação

A Secretaria de Saúde, com apoio de outros setores da Prefeitura, associações de moradores e entidades, vai realizar uma força-tarefa contra o mosquito Aedes Aegypti no sábado, dia 28. A participação da comunidade é muito importante e quem quiser colaborar com as ações de limpeza e conscientização pode avisar nas unidades de Saúde dos bairros ou ir diretamente aos locais de encontro da força-tarefa.

O diretor da Vigilância em Saúde, Claudelino Braz da Silva, explica que os servidores públicos e voluntários vão se encontrar às 8 horas em três pontos – no posto de Saúde do Conde Vila Verde (na Rua Flamboyant, esquina com Rua Monte Sotara), no posto do Monte Alegre (Rua Monte Agulhas Negras, ao lado do CAIC), e no Taboleiro (na estrutura da UPA, que fica na Rua Massaranduba). Ele ressalta que os voluntários devem levar água e usar protetor solar.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Nosso objetivo é recolher o lixo que possa ser criadouro para o mosquito, alertar os moradores e mostrar como todos temos que colaborar para resolver este problema”, aponta o supervisor de campo do Programa de Combate à Dengue, Fábio Murilo de Souza.

A decisão de realizar uma força-tarefa foi tomada por causa do grande crescimento no número de focos do mosquito em Camboriú. Em 2015, foram registrados 30 focos do mosquito, responsável pela transmissão da dengue, da zika e da chikungunya. No ano passado, o número saltou para 107 focos.

Este ano, apenas nos primeiros 20 dias, já foram identificados seis focos. Fábio estima que, se o crescimento do número de focos for o mesmo identificado entre 2015 e 2016, Camboriú poderia chegar a 385 focos do Aedes Aegypti até o final de 2017.

Os bairros Monte Alegre e Taboleiro foram escolhidos porque concentram o maior número de focos. Em 2016, Monte Alegre teve 20 registros e o Taboleiro, 59.  “O Conde Vila Verde foi incluído por causa da proximidade”, explica Claudelino.

Situação de alerta

Apesar do grande número de focos, nenhum caso das doenças que o mosquito transmite foi registrado em Camboriú. Isso ocorre porque é preciso que o mosquito esteja infectado com um dos vírus para passar a doença.

Porém, a situação é de alerta. “Nossa preocupação é que, se ocorrer uma contaminação, com tantos focos ela poderá atingir muitas pessoas rapidamente”, esclarece o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya, Maurício Costa.

Definições em reunião

Os detalhes da força-tarefa foram definidos em uma reunião de servidores do Programa de Combate à Dengue, secretário de Saúde, vereadores, representantes de entidades e de associação de moradores. Eles receberam informações sobre a situação dos focos do mosquito em Camboriú, formas de combate, estrutura das equipes e puderam tirar todas as dúvidas. “Esta participação e esclarecimento de formadores de opinião da nossa comunidade é muito importante para que tenhamos um trabalho efetivo, com a participação direta da população”, avalia o secretário de Saúde, Ronnye Peterson dos Santos.

Samuel Violante, presidente da Associação de Moradores do Conde Vila Verde, afirmou que vai colaborar com a divulgação da ação. Ele aprovou a iniciativa de envolver a comunidade na força-tarefa e destacou que um dos trabalhos mais importantes será o de recolhimento de entulhos.

Para Henrique Manoel Alves, presidente da Comissão de Saúde da OAB Camboriú, o problema dos focos só será resolvido com a criação de equipes efetivas e com um trabalho contínuo. Henrique destaca também a necessidade de que as equipes dos postos de Saúde e dos hospitais estejam preparadas para identificar as doenças.

Serviço
O que: Força-tarefa contra o mosquito Aedes Aegypti
Quando: Sábado, dia 28
Horário: Encontro às 8 horas
Onde: Posto de Saúde do Conde Vila Verde (na Rua Flamboyant, esquina com rua Monte Sotara); Posto do Monte Alegre (Rua Monte Agulhas Negras, ao lado do CAIC); UPA do Taboleiro (Rua Massaranduba)
Outras informações: 3365 9400

Click CamboriúNotíciasCamboriú realiza força-tarefa contra o mosquito Aedes Aegypti no próximo sábado, dia...
PUBLICIDADE

Últimas notícias