
Somente no primeiro dia de trabalho do Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti foram retirados 80 caminhões de entulhos das ruas e terrenos de Itajaí, além de mais dois caminhões do Cata Treco. A ação iniciou na manhã desta quarta-feira, 4, pelas ruas do São Vicente e deve continuar no bairro pelos próximos nove dias.
De acordo com o secretário de Obras e Serviços Municipais, Amarildo Madeira, o maior volume de resíduos foi recolhido de terrenos baldios. Neste primeiro dia, o total de material coletado superou em 30% a expectativa. Para dar continuidade aos trabalhos, vão ser agregados mais quatro caminhões à ação. Ao todo, 12 caminhões truck, quatro pás carregadeiras e duas retroescavadeiras participam do mutirão que mobiliza cerca de 50 funcionários da Secretaria de Obras.
Moradora da rua Antônio Peirão, a dona de casa Lígia Mara Carvalho da Silva, 53 anos, conseguiu jogar fora restos de telhas, madeiras e concretos que acumulavam no quintal há mais de seis meses. A vizinha, Rosane Ilma dos Santos Oliveira, 49, aproveitou o Cata Treco para se desfazer de uma televisão velha, um CPU, vidros e até garrafões de água. “São coisas que a gente vai acumulando e não sabe como jogar fora. É muito bom quando a prefeitura faz essas ações”, opina Rosane.
Assim como as donas de casas, moradores do bairro São Vicente podem colocar os materiais nas calçadas logo cedo, antes mesmo de irem trabalhar. A equipe do mutirão passará recolhendo no período das 7h30 às 13h.
Todo resíduo é levado para um depósito licenciado da secretaria de Obras no bairro Itaipava. Já o material recolhido pelo Cata Treco é descarregado na Secretaria de Obras para triagem e reaproveitamento.