
Um mês depois que a OAB de Itajaí entregou o documento às autoridades relatando a superlotação no setor de triagem do Presídio da Canhanduba, a situação já é diferente. As quatro celas desta área, que antes tinham até 29 presos cada uma, agora contam com 11 detentos . A capacidade de cada espaço é para 8. A informação foi confirmada pelo diretor do presídio Anderson Mecca de Oliveira.
Além da redução no setor de triagem, aos poucos os presos da cidade de Blumenau estão sendo transferidos. Segundo o diretor, por semana 15 a 20 detentos estão sendo levados e, até agosto, todos os 150 devem ter sido transferidos. Com isso, a lotação no local passou de 1.149 para 1.096. Porém, por dia, cerca de 10 presos chegam ao presídio.
A problemática foi levantada após visita das comissões de assuntos prisionais e direitos humanos da OAB de Itajaí. Na oportunidade, o relatório de inspeção com os dados apurados pela OAB foi encaminhado para o juízo da Vara de Execuções Penais de Itajaí, Ministério Público, Corregedoria do Tribunal de Justiça de SC, DEAP, diretor do Presídio, OAB Estadual e ao Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário de SC, solicitando a regularização do local.