O espetáculo da virada de ano em Balneário Camboriú promete ser inesquecível, para quem decidir acompanhar a contagem regressiva na Praia Central. A empresa que venceu a licitação para a realização do show pirotécnico, a Vision Show Group de Florianópolis, garante nada menos do que 20 toneladas dos mais variados tipos de materiais, que serão lançados no céu e no mar da cidade, durante pelo menos 15 minutos. O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sectur.

O Réveillon de Balneário Camboriú terá dez balsas dispostas ao longo da orla e a 400 metros da praia, cobrindo um espaço pirotécnico superior a 4,5 km. As cenas pirotécnicas estão programadas e entre os efeitos, o público poderá ver a formação de desenhos de coração, carinha feliz, estrelas, figuras geométricas, assim como um gigante pisca-pisca no céu, bombas degradê que trocam de cores em um piscar de olhos, bombas “half” com cada metade de uma cor, bombas que criam uma grande cascata dourada no céu e bombas que simulam árvores e suas raízes.

Estão previstos também, grandes momentos de fogos aquáticos biodegradáveis que irão surpreender os espectadores. Os artefatos são disparados em direção à água e ao mergulharem, acendem reproduzindo pequenas chamas coloridas. Após alguns segundos, iluminam a flor da água formando cascatas, giroscópio, um pisca-pisca aquático, “com efeitos inéditos e jamais vistos”, é o que afirma um dos proprietários da Vision, Marcelo de Andrade. A primeira mostra da pirotecnia foi realizada no dia 25 de novembro, e serviu para que uma Comissão, formada pela Sectur, Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Observatório Social local homologasse a empresa para a realização do serviço, através de uma pequena apresentação.

Os fogos terão início à meia-noite, comandados por um ponto estratégico central em terra. Para isso, será utilizada tecnologia moderna via rádio-frequência, que monitorará e acionará cada uma das balsas à distância. Cada flutuante contará com quatro toneladas de estrutura específicas para os disparos. Para suportar os fogos, serão 40 toneladas de estruturas fixadas sobre o convés das embarcações.

“Será um surpreendente espetáculo com sequenciais de tirar o fôlego”, destaca Andrade. “Haverão grandes ápices de explosões. Além de todos os sequenciais artísticos listados, o show contará com grandes momentos que prometem deixar o público encantado, com bombas disparadas em vários ângulos e cobrindo espaços do céu”. Andrade adianta que as figuras construirão um grande painel no ar, integrando os desenhos dos disparos das dez balsas, encerrando o show de forma inédita.

As balsas serão preparadas e finalizadas até o dia 30 de dezembro, numa produção que envolverá uma equipe de 20 pirotécnicos e seis profissionais da área naval. Serão utilizadas dez carretas para transportar o material. Assim que acabar a queima de fogos, conforme a condição do tempo, técnicos iniciarão o recolhimento das balsas e ao longo da madrugada e início do dia, todas as estruturas serão retiradas.

”Todos esses cuidados nos levam a crer que o evento Réveillon Show será indescritível, com muitos detalhes artísticos e um dos momentos mais belos e impactantes de Balneário Camboriú”, observa o secretário de Turismo, Ademar Schneider. “Convidamos todos os moradores, turistas, visitantes e até os trabalhadores da cidade que puderem, a acompanhar a virada do ano em Balneário Camboriú. Pode ser que não tenhamos o maior Réveillon do Brasil, mas temos a pretensão de ter o melhor evento do país”.

O Réveillon Show também contará com apresentações musicais, que iniciam no dia 26 de dezembro. Os artistas, que foram cadastrados no final do primeiro semestre por meio de um chamado geral aos artistas da cidade e região, serão responsáveis por animar os turistas, moradores e quem passar pela Praça Tamandaré até o dia 2 de janeiro. O palco é o mesmo que já está sendo usado pelas apresentações natalinas promovidas pela Fundação Cultural, até o dia 23 de dezembro. Acompanhe a agenda:

Shows musicais

26/12
19h30 – Bob Cipriano
20h – Gandhi Martinez
21h Comodoro
22h – Bob Cipriano
22h30 – Grupo Kebra Tudo Aê e Convidados

27/12
16h – Aula de Zumba com Café Dança Show e Convidados
19h30 – Will Moraes
20h30 – Dalton Xavier
22h – Will Moraes
22h30 – Grupo Kebra Tudo Aê e Convidados

28/12
19h30 – DJ Manú Mellina
20h – Duo Martinez
21h15 – Duo Backer
22h30 – DJ Manú Mellina

29/12
19h30 – DJ Lucinho Almeida
20h – Elke Melo
21h – Bruno e Guilherme
22h – DJ Lucinho Almeida
22h30 – Grupo Kebra Tudo Aê e Convidados

30/12
19h30 – Karime Trio
21h – Duo Jazz e Bossa
22h30 – Grupo Kebra Tudo Aê e Convidados

31/12
19h30 – Bob Cipriano
20h – New Jersey
21h – Moretti e Banda
22h15 – Café Dança Show
22h45 – Rafael Yared
23h55 – Contagem Regressiva
00h – Show Pirotécnico com Vision Show Group
00h30 – Café Dança Show

01/01/2016
19h30 – Will Moraes
20h15 – Máquina Viva
21h45 – Will Moraes
22h15 – Grupo Kebra Tudo Aê e Convidados

02/01
19h30 – DJ Manú Mellina
20h – Arnou de Melo Trio
21h – Banda Plano Cruzado
22h30 – DJ Manú Mellina