• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Autoridades e comunidade debatem situação do Porto de Itajaí

Audiência pública reuniu cerca de 250 pessoas, entre vereadores, comunidade e representantes de instituições ligadas às atividades do complexo portuário

(Davi Spuldaro / CVI)
(Davi Spuldaro / CVI)

A Câmara de Vereadores de Itajaí promoveu na noite desta quarta-feira (7) a audiência pública: Porto de Itajaí e as consequências geradas na economia do Município. A iniciativa partiu da Mesa Diretora do Legislativo Municipal e reuniu cerca de 250 pessoas, entre vereadores, comunidade e representantes de instituições ligadas às atividades do complexo portuário.

A mesa de debate foi presidida pela vereadora Anna Carolina (PSDB) e contou ainda com o deputado estadual Mário Marcondes (PR), superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos; superintendente da APM Terminals, Ricardo Arten; chefe da Unidade Regional de Florianópolis da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Maurício Medeiros de Souza; diretor e superintendente da Portonave, Osmari de Castilho; diretor executivo do Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalho Avulso Do Porto de Itajaí (OGMO), Luciano Angel Rodriguez; presidente da Intersindical dos Trabalhadores Portuários Avulsos, Nivaldo Cardoso; especialista em Regulação e Vigilância da Anvisa, Marcos Fernando Galves da Silva; comandante da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Alekson Barbosa da Silva Porto; presidente da Intersindical – Associação Patronal de Itajaí, Marcello Petrelli; diretor de Fiscalização da Codetran, Atanir de Andrade e o presidente da Comissão de Complexos Portuários, Autarquias, Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista da Câmara de Vereadores de Itajaí, Vereador Osvaldo Mafra (SD).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No início da audiência, as autoridades presentes fizeram considerações sobre a situação do Porto de Itajaí. Também foram apontados os problemas que estariam prejudicando as atividades do terminal portuário, como a falta de fiscais da Receita Federal e a burocracia imposta para a movimentação de cargas.

Em um segundo momento, o público também pode participar por meio de perguntas para os integrantes da mesa de debates. A dinâmica foi estabelecida no formato pergunta, resposta, réplica e tréplica.

Ao fim da audiência foram acordados alguns encaminhamentos sobre o assunto – o superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos, se prontificou a agendar uma reunião com o novo ministro da Secretaria de Portos, Helder Barbalho, para buscar soluções para os problemas apontados no complexo portuário de Itajaí. Também ficou acordado entre os vereadores presentes na mesa de debates, Anna Carolina e Osvaldo Mafra, que seja criada uma comissão em âmbito municipal para discutir exclusivamente assuntos ligados ao Porto.

Click CamboriúNotíciasAutoridades e comunidade debatem situação do Porto de Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias