• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Inclusão busca oferecer cursos gratuitos na área de tecnologia

Na terça-feira (5), aconteceu a reunião da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social e empresas do setor de tecnologia com a Geração TEC. O objetivo do encontro foi de estudar a possibilidade de trazer para a cidade cursos gratuitos na área de tecnologia. A reunião aconteceu no Centro de Treinamento Comunitário (CTC), localizado na Rua Itália, n° 1.059, no bairro das Nações e contou com a participação de instituições privadas e entidades de classe de Balneário Camboriú.

O objetivo desta reunião foi dar início ao mapeamento de recursos humanos em Balneário Camboriú, com o intuito de estudar a demanda existente na cidade. Após esse mapeamento, que deve ser concluído até o final deste ano, o resultado será analisado e serão verificadas as possibilidades de trazer cursos gratuitos da área de tecnologia para o município. As empresas irão escolher quais cursos são mais relevantes para o perfil dos profissionais que procuram.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo a coordenadora operacional da Geração TEC, Jeritza de Souza, o objetivo é qualificar o maior número de pessoas possíveis através dos cursos e possibilitar não só a graduação do profissional, mas também inseri-lo no mercado de trabalho. Dessa forma será possível atender a demanda do estado, já que o mesmo possui grande número de vagas abertas neste setor devido à falta de profissionais capacitados. “A empresa e o empresário como parte do processo, fazem toda a diferença”, acrescenta.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social busca inserir jovens qualificados no mercado de trabalho da tecnologia em Balneário Camboriú. A intenção é oferecer cursos gratuitos em parceria com a “Geração TEC – Talentos empreendedores para o mundo da tecnologia”, um programa instituído pelo Governo do Estado e pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável. O programa é executado através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), em parceira com instituições do setor de tecnologia e informação. O projeto já atende em 11 polos do estado.

Para o secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social, Luiz Maraschin, a implantação de ações como esta é de responsabilidade pública. “Procuramos encontrar grandes parcerias para o município, já que temos o grande desafio da administração e da qualificação da mão de obra, principalmente na área de tecnologia”, afirma. Entre as instituições que participaram da reunião estão o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindisol), a Associação Comercial Industrial (Acibalc), o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) e o Sistema Municipal de Empregos (Sime).

A próxima reunião está marcada para o dia 2 de dezembro, onde será discutida a demanda com os empresários e instituições abrangentes. A partir deste encontro, será definido em conjunto a carga horária, locais e cursos escolhidos. As empresas receberão indicações de como acompanhar o aluno durante os processos, possibilitando a sua inserção no mercado de trabalho. Uma instituição de ensino deverá ser contratada para oferecer espaço para estes cursos.

Sobre os cursos
Os cursos são oferecidos para jovens e adultos a partir de 17 anos de idade. O requisito é que o interessado tenha o ensino médio completo, ou esteja cursando, e que não esteja exercendo atividades nas áreas relacionadas com a tecnologia. Geralmente, as turmas são de 30 pessoas. Os alunos que se inscrevem para o curso passam por um processo seletivo, que consiste em uma prova, na qual devem obter 50% de aproveitamento.

Click CamboriúNotíciasInclusão busca oferecer cursos gratuitos na área de tecnologia
PUBLICIDADE

Últimas notícias