• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Univali e Pró-Rim realizam campanha em prol da doação de órgãos

Nesta sexta-feira 27, é comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Com a campanha “Sim: eu quero ser doador de órgãos” estudantes do 6° período do curso de Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas, da Universidade do Vale do Itajaí, em parceria com a Fundação Pró-Rim, realizarão o “Dia do Sim” com várias ações que acontecem durante todo o dia no campus da Univali, em Itajaí.

O objetivo é estimular as pessoas a expressar a vontade de ser doador. No Brasil, a doação de órgãos e tecidos é feita somente com o consentimento da família, por isso é tão importante conversar sobre o tema. O país é o segundo do mundo em número de transplantes realizados por ano.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Entre as atividades, haverá abordagem com entrega de material informativo, exclusivo da campanha. Uma blitz nos portões de entrada da Univali e a entrega de flyers, com a presença da mascote da Fundação Pró-Rim, o “Rinzito” para interagir com as pessoas.

Quem passar pelo local também poderá preencher um tipo de carta que será enviada futuramente às famílias das pessoas dispostas a serem doadoras. O motivo principal da carta é estimular a conversa em casa e trazer depoimentos de alguns pacientes da Pró-Rim que encontraram no transplante uma nova esperança de vida.

Mais sobre a campanha

A iniciativa de começar a parceria entre a Fundação Pró-Rim e a Univali partiu da professora do curso de Relações Públicas, Cristiane Riffel, que propôs à turma uma atividade prática que pudesse ir além da sala de aula.

Em contato com a Pró-Rim a turma decidiu topar o desafio de desenvolver a temática sobre o Dia da Doação de Órgãos. Foi feita uma viagem técnica na matriz da instituição, em Joinville (SC), na qual os alunos puderam entender mais sobre a importância da doação de órgãos. Eles participaram de uma conversa sobre os tabus, leis e casos de pacientes da Fundação que receberam um novo rim, através da solidariedade de famílias conscientes sobre esta importância.

Com a cabeça cheia de ideias voltaram para a sala de aula e decidiram pelo Dia do Sim com a temática “Eu quero ser doador de órgãos”.

Segundo Andréia Jacopetti, Coordenadora de Comunicação da Pró-Rim, esta parceria é muito importante pois permitirá orientar o público jovem, que é formador de opinião dentro e fora de casa. “Vemos todos os dias pessoas lutando para viver e esperando por uma doação. Então, engajar os universitários significa mostrar a eles de que forma a informação e o diálogo em casa sobre a doação de órgãos podem salvar vidas”, enfatiza.

Texto: Isadora Cristina Hoepers Dutra (Acadêmica de Relações Públicas) e Oriana Dutka (Assessoria de Imprensa – Fundação Pró-Rim)

Click CamboriúNotíciasUnivali e Pró-Rim realizam campanha em prol da doação de órgãos
PUBLICIDADE

Últimas notícias