• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Prefeitos são os primeiros entrevistados do Censo 2010

A partir desta segunda-feira (02), os recenseadores aprovados no processo seletivo e no treinamento começaram o trabalho de entrevistas domiciliares do 12º Censo Demográfico. Até o dia 31 de outubro, esses profissionais vão visitar todos os domicílios do País, nos 5.565 municípios brasileiros.

A resposta ao questionário por prefeitos em todo o País marca a abertura oficial do trabalho de campo dos recenseadores e serve como um incentivo para que a população receba aos profissionais e responda ao levantamento, que objetiva fazer um retrato atualizado da sociedade brasileira, tanto de moradores quanto em relação aos domicílios.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para que a população se sinta mais segura para abrir a porta de sua residência aos recenseadores, o IBGE informa que os profissionais podem ser identificados por seu documento de identidade (com nome e foto), visível no bolso do colete, pelo aparelho de coleta de dados (PDA) e por meio de seu uniforme (colete e boné do Censo 2010).

Cada recenseador vai organizar seu horário de trabalho, a fim de conseguir entrevistar ao menos um morador de todos os domicílios que lhe foram designados. Caso ele não consiga encontrar moradores durante o horário comercial, fará visitas no horário noturno ou mesmo durante os finais de semana.

Outra novidade do Censo 2010 é a opção de preencher o questionário pela Internet. A possibilidade só é válida após a visita do recenseador – que fornecerá ao morador um envelope contendo códigos de acesso que dão acesso ao questionário, num site seguro e criptografado. A medida garante o sigilo das informações prestadas. O IBGE ressalta, ainda, que o questionário não estará na homepage da entidade e não será possível acessá-lo sem antes receber a visita do recenseador. Além disso, o IBGE não enviará nenhum e-mail solicitando preenchimento de questionários.

O Instituto conta com a colaboração da própria população para que o Censo atinja seus objetivos: os recenseadores não exigirão documentos que comprovem a veracidade das informações prestadas; assim o Instituto espera que os brasileiros respondam os questionários corretamente, para que possamos ter uma “fotografia” precisa do Brasil e das condições de vida de seu povo.

Censo revelará quem somos e como vivemos

O Censo 2010 revelará um novo retrato da sociedade brasileira, em um conjunto de informações demográficas, socioeconômicas e habitacionais. Investigando as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça, deficiência e religião, entre outros, o Censo servirá de base para o planejamento público e privado da próxima década. Amplamente discutido com especialistas e usuários e atendendo a recomendações internacionais, o questionário do Censo 2010 trará perguntas capazes de verificar as transformações sociais desde a realização do Censo 2000.

Entre as novas questões sobre os domicílios, serão investigados a existência de medidor e a disponibilidade de energia elétrica; a existência de telefone celular, de motocicleta e de acesso à Internet; se algum morador emigrou para outro país e se há mais de um responsável pelo domicílio, entre outros.

Sobre os moradores, os recenseadores questionarão se há registro de nascimento para as pessoas com até dez anos, se recebem rendimentos provenientes de programas sociais, quanto tempo levam para se deslocar até o trabalho; a etnia ou povo a que pertence e a língua falada (para a população indígena) e a existência de cônjuges do mesmo sexo.

Pelo cronograma de ações estabelecido pelo IBGE, a verificação dos dados obtidos até o final de outubro segue durante os meses de novembro e dezembro. E já em 27 de dezembro deve ocorrer a divulgação dos primeiros dados do levantamento.

Balneário Camboriú

Uma entrevista com o prefeito Edson Renato Dias (Piriquito) abriu oficialmente o Censo Demográfico 2010 na cidade de Balneário Camboriú. A entrevista simbólica foi realizada na tarde desta segunda-feira, dia 2 de agosto, no gabinete do prefeito. 140 recenseadores estarão nas ruas da cidade levantando todos os dados que serão decisivos no planejamento das políticas públicas no município para os próximos anos.

Camboriú

Em Camboriú serão 54 recenseadores, divididos em 79 setores, trabalhando até o dia 31 de outubro. A Prefeita de Camboriú, Luzia Coppi Mathias, foi a primeira moradora a responder o questionário do Censo 2010 no município. A Chefe do Executivo recebeu os recenseadores na manhã desta segunda-feira, dia 02, em seu gabinete e enfatizou a relevância do assunto para o desenvolvimento da cidade.

Itapema
O Prefeito Sabino Bussanello fez na tarde desta segunda-feira (02), a primeira entrevista do Censo 2010. Estivem presentes o Coordenador da Subregião, Nazareno Costa e representantes do IBGE em Itapema. Na manhã desta terça-feira (03), a coleta de dados começa oficialmente em Itapema, e será feita por 50 recenseadores.

Itajaí

Em Itajaí, são 185 recenseadores divididos em três regiões. O Prefeito de Itajaí foi o primeiro cidadão do município a responder o Censo Demográfico 2010 do IBGE. A aplicação do questionário simulado ocorreu na manhã desta segunda-feira (02), na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal Itajaí-Açu.

Penha

O prefeito de Penha, Evandro Eredes dos Navegantes, recebeu na tarde desta segunda-feira, 2, em seu gabinete, a equipe de recenseadores do IBGE. Ao todo, 28 cadastradores estarão percorrendo o município, que foi dividido em 53 setores.

Click CamboriúNotíciasPrefeitos são os primeiros entrevistados do Censo 2010
PUBLICIDADE

Últimas notícias