• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Piriquito apresenta mudanças na Avenida do Estado

O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito apresentou na manhã de hoje, 04, em entrevista coletiva à imprensa, as obras de revitalização e humanização da Avenida do Estado. A expectativa é que a obra seja iniciada dentro de 15 dias, período a partir do qual, o trânsito na região entre o quartel do Corpo de Bombeiros e a Rua 1.131 será modificado, com desvios por ruas alternativas.

“Mais do que a preocupação com a parte urbanística da Avenida do Estado, nosso foco é na infra-estrutura, principalmente no que tange os pontos críticos de alagamento ao longo da avenida, como os das proximidades do Angeloni e Casas D’água. A preocupação é sempre garantir a humanização da cidade, adaptando as obras às necessidades dos usuários e não o contrário”, disse o prefeito.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A obra começará na confluência da Terceira Avenida com a do Estado e a Central, sendo que, das quatro vias existentes hoje, duas sempre ficarão liberadas – uma em cada sentido. O motoristas que virem para Balneário Camboriú de Itajaí, ao chegar na altura da Rua 1.131, vão desviar o trajeto pelo Binário, avenida recentemente inaugurada que passa em frente a prefeitura. Já os motoristas que virem de Camboriú poderão acessar a Avenida do Estado pela Rua Bélgica.

Além disso, a Rua Dinamarca será interligada diretamente com a Avenida Central; a Rua Chile será interligada com a 3ª Avenida e a Ruas Bélgica mudará o sentido para retirar os motoristas da rota das obras. A Indonésia ficará com sentido único e servirá de acesso para o Cristo Luz e a prefeitura. Os pontos de ônibus compreendidos neste espaço também serão remanejados e amplamente divulgados para os usuários do transporte coletivo.

Ao final da revitalização de toda Avenida do Estado, as três pistas de rolamento funcionarão somente no sentido Balneário Camboriú – Itajaí; arborização dos dois lados da via, que deve proporcionar maior conforto térmico para os usuários; ciclovia na lateral (na pista do Banco do Brasil); um corredor somente para passagem dos ônibus; galeria pluvial mais ampla que a atual; sistema de esgoto integrado e construção da calha subterrânea para futuro cabeamento da iluminação pública. O grande desafio da Prefeitura de Balneário Camboriú é manter o trânsito da Avenida do Estado com a mesma fluidez que tem atualmente, mesmo durante as obras.

A previsão da prefeitura é deixar a parte bruta da via, com os asfaltamento e as ruas prontas para o tráfego até o início da temporada. Já as obras de acabamento da Avenida, com o novo mobiliário urbano, pontos de ônibus e outros itens devem ser retomadas após a temporada de verão. A fase inicial da obra está orçada em R$ 2 milhões.

“O projeto da Avenida do Estado é apoiado em três pontos básicos: acessibilidade, melhoria do transporte coletivo e sistema cicloviário. Com a qualificação do transporte coletivo e as ciclovias poderemos resolver o problema da mobilidade urbana, pois, vamos estimular as pessoas a deixar o carro em casa e transitar pela cidade com agilidade e segurança”, finalizou o secretário de planejamento, Auri Pavoni. No anexo desta matéria, você confere as imagens de como ficará o trânsito e o trajeto dos ônibus durante as obras e o projeto da Avenida do Estado depois de pronta.

Click CamboriúNotíciasPiriquito apresenta mudanças na Avenida do Estado
PUBLICIDADE

Últimas notícias