Obras do Museu Etno-Arqueológico são aceleradas para breve inauguração em Itajaí

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Estão na reta final as obras para inauguração do Museu Etno-Arqueológico de Itajaí, no Bairro Itaipava. A Fundação Genésio Miranda Lins retomou as atividades para a finalização do espaço há um ano e meio e, agora, se dedica aos últimos detalhes. A intenção é acelerar as obras para que o Museu possa ser inaugurado no próximo dia 25 de junho. Após a abertura oficial do espaço para visitações, o Museu vai contar com exposições nas áreas de arqueologia, etnografia local e história da estação ferroviária.

Uma das ações em processo de finalização é a expografia. O complexo museal inclui um laboratório de arqueologia com acervo e equipamentos para estudo, espaços de reserva técnica, área de atividades para educação patrimonial, além da antiga Estação Ferroviária, que foi totalmente restaurada para abrigar as exposições museológicas.

A Estação Ferroviária Engenheiro Vereza, que é tombada como patrimônio histórico desde 2002, começou a ser restaurada e preparada para instalação do Museu Etno-Arqueológico em 2003. No ano seguinte, ocorreu a cessão de uso do espaço para a Fundação Genésio Miranda Lins instalar o Museu.

Além das atividades educativas e de pesquisa etnográfica que já são desenvolvidas no local desde 2009, neste ano ainda, serão iniciadas as pesquisas arqueológicas dos sambaquis da Itaipava. A atividade contará com a participação de acadêmicos da Univali e da equipe da FGML. O Museu Etno-Arqueológico fica na Avenida Itaipava, 3901, no Bairro Itaipava, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h. Após a inauguração, o Museu também estará aberto para visitação aos sábados e domingos, das 14h às 18h.

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -