Prefeitura e Polícia Militar investem em mobilidade na segurança

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Balneário Shopping presenteia clientes do estacionamento com mimos especiais

Até o final de setembro, o “Blue Card – Visita Premiada” surpreenderá 1001 clientes com mimos e atrações especiais

Foi apresentada na manhã desta sexta-feira (26), no 12º Batalhão da Polícia Militar em Balneário Camboriú, uma das recentes tecnologias brasileiras em mobilidade individual e que deverá auxiliar na segurança do município: o Speedy VE-500 com motor movido à bateria. Assim como fez a Secretaria de Segurança Pública do Estado ao adquirir 20 unidades para seu policiamento, a Prefeitura e a Polícia Militar local estão investindo na aquisição de quatro veículos cada, para aumentar a mobilidade urbana de guardas e policiais, reduzindo tempo e ampliando também a visibilidade na prevenção de ocorrências. A compra deve ocorrer efetivamente após o período de testes do equipamento.

O veículo foi inspirado no scooter de duas rodas da empresa Segway americana, conhecido como “It” (Coisa), mas com duas diferenças que favorecem a empresa gaúcha Joape, fabricante da marca brasileira e que fez o lançamento do Speedy em meados do ano passado: no exterior, o veículo custa aproximadamente R$ 27 mil e aqui, em torno de R$ 5,5 mil. O americano tem apenas duas rodas e o nacional, quatro, o que aumenta a estabilidade do seu condutor.

O aparelho tem sensor de equilíbrio, funciona com eletricidade, sendo que a bateria tem autonomia para até 100 quilômetros, dependendo do peso do condutor. Percorre até 20 quilômetros de distância com uma carga de 4 a 6 horas na tomada, que pode ser conectada a qualquer momento, sem vício ou desgaste da bateria. Tem ainda dois faróis dianteiros, um traseiro que é a luz de freio, e os comandos de aceleração, freio e ré são encontrados no guidão. Ele não tem marchas. O transporte também é prático, pois o veículo é desmontável e cabe no porta-malas de um automóvel.

O comandante do 12º BPM, tenente coronel Cláudio Koglin, explica que o Speedy irá permanecer mais alguns dias em teste pela PM de Balneário Camboriú. “A aquisição será muito interessante, pois a Polícia terá destaque no meio da multidão. Terá ainda maior mobilidade e poderá cobrir uma área maior em menos tempo”, analisa.

A aquisição na Prefeitura será realizada, após fase de testes e aprovação do equipamento, em favor da Secretaria Municipal de Segurança. Primeiramente, os veículos serão usados por quatro guardas patrimoniais, que serão treinados para conduzir o aparelho. O prefeito Edson Renato Dias (Piriquito) acredita que a eficiência do veículo irá garantir uma segurança ampliada para Balneário Camboriú, tanto pela PM, quanto pela guarda do município. “Com essa aquisição, a Prefeitura, juntamente com a Polícia Militar, estará estendendo a área de atuação de guardas e policiais militares em serviço pelas ruas e praças, com maior visibilidade e rapidez”.

Para o secretário de Segurança, Adelcio Bernardino, o Speedy irá auxiliar de forma importante a prevenção de ocorrências, ampliando a área de atuação.  “Futuramente, estaremos direcionamento também aos guardas municipais que serão aprovados no concurso para a Secretaria”, complementa.


COMENTE ABAIXO ⬇

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Confira o novo combo promocional da Personal Chef Fit Kris Borba

A Chef Kris traz nesse mês de setembro um combo Detox, super prático, econômico e muito saboroso
- Publicidade -