• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Praia Limpa e Agente da Paz divulgados em nível nacional

A partir desta semana o projeto Praia Limpa, promovido pela Prefeitura de Balneário Camboriú através da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), estará trabalhando também a proposta do Agente da Paz, realizado pela Associação dos Magistrados Catarinenses e parceiros, e de autoria da juíza da Vara da Família de Balneário Camboriú, Sônia Mazetto Moroso, com relatoria da coordenadora pedagógica do projeto, Sandra Córdova D’Agostini. O objetivo é considerar que o meio ambiente, além de necessitar respeito e preservação, também precisa da harmonia entre os cidadãos que se utilizam dele.

A ideia foi assimilada pela equipe de produção do programa Brasil.Jus da TV Justiça de Brasília, que fez imagens do trabalho realizado pelo Praia Limpa com o Agente da Paz, na tarde desta terça-feira (26), na Praia Central de Balneário Camboriú. Segundo explica o secretário do Meio Ambiente, André Ritzmann, os monitores do projeto realizam um trabalho de educação ambiental, para que os banhistas saibam como aproveitar a praia sem agredir o meio ambiente. Por isso, recebem sacolas plásticas e minicinzeiros em forma de cone, para que depositem o lixo nesses recipientes e depois esvaziem nos lixos maiores, instalados na orla da praia. Além desse trabalho, os monitores distribuem fitas que são colocadas nos pulsos de crianças e até de idosos, para que não se percam de seus familiares. Para isso, a praia foi dividida em cinco setores e as fitas correspondem a essas divisões: Laranja (Pontal Norte até rua 1401); Azul (Rua 1401 até Avenida Alvin Bauer); Branco (Av.Alvin Bauer até Rua 2500); Amarelo (Rua 2500 a Rua 3700) e Roxo (Rua 3700 até o final da Barra Sul).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Agora, com o Agente da Paz, estaremos promovendo com mais ênfase a boa relação entre os banhistas, para que a educação, o respeito, a cidadania e a amizade seja uma característica na orla de Balneário Camboriú”, analisa o secretário. Os trabalhos das duas propostas iniciaram distintamente. Para a próxima temporada, Ritzmann adianta que o logotipo do Agente da Paz estará presente na camiseta dos monitores do Praia Limpa como parceiro. Neste verão, as fitas brancas do Agente da Paz também são distribuídas entre os banhistas.

Agente da Paz nas escolas

A juíza Sônia Moroso acredita que o projeto Agente da Paz possa alcançar outros setores e trabalhos da sociedade, principalmente nas escolas, ambientes de trabalho, no dia-a-dia em pequenas ações que possam desencadear o bom convívio e a harmonia na sociedade. Também nesta terça-feira, dois exemplos de aplicação do projeto Agente da Paz foram mostrados à produção do Brasil.Jus, em ambientes escolares. O primeiro na escola particular Quintal Mágico, no bairro Ariribá, e o segundo no Núcleo de Educação Infantil municipal Carrossel, localizado na Rua Grécia, no Centro. No Ariribá, a reportagem da TV Justiça conheceu a Canção da Paz, música tema do projeto Agente da Paz, criada e interpretada pela banda Nego Joe, de Balneário Camboriú. Também entrevistou mães, professoras e a diretora do colégio, sobre a aplicação do Agente da Paz no ambiente escolar.

No núcleo municipal Carrossel, mesmo em férias, as crianças e algumas mães vieram para a escola mostrar que o projeto também está sendo bem aproveitado e produz frutos positivos. De roupas brancas e motivados, os pequenos cantaram outra canção em prol da paz, alguns também foram entrevistados pela equipe do Brasil.Jus e a juíza Sônia explicou como a proposta pode funcionar no ambiente escolar, na família, ou em qualquer meio que se proponha aumentar a cultura da paz. Vale lembrar que o programa Brasil.Jus esteve na cidade com a proposta de divulgar a cidade e o projeto Agente da Paz. Sua exibição, que mostrará pontos turísticos da cidade e a proposta da Associação dos Magistrados Catarinenses iniciada pela juíza Sônia Moroso de Balneário Camboriú, acontece no dia 8 de fevereiro, às 20h30, na TV Justiça de Brasília, para todo o País, com reprises. para ler mais sobre esse assunto acesse .

Assessoria de Imprensa
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Balneário Camboriú
Fotos: Silvia Bomm
(47) 3267-7022

Click CamboriúNotíciasPraia Limpa e Agente da Paz divulgados em nível nacional
PUBLICIDADE

Últimas notícias