• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Fumtran realiza conscientização nas ruas com desenhos premiados

Cerca de 2 mil desenhos, inscritos durante o 2º Concurso de Educação para o Trânsito de Balneário Camboriú, realizado entre setembro e dezembro de 2009 na rede municipal de ensino do município, estarão sendo doados nos dias 13, 14 e 15 de janeiro, nas principais ruas e avenidas da cidade. A ação, denominada de Abordagem Educativa, será realizada na parte da tarde pelo Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran), através do Setor de Educação para o Trânsito e por agentes de trânsito. O objetivo é o de conscientizar sobre a necessidade de haver respeito às regras e leis de trânsito, de haver cordialidade e tolerância, além da cooperação de todos que circulam nas vias públicas da cidade.

Segundo explica a educadora Karine Winter, do Fumtran, a segunda edição do concurso, que aconteceu no ano passado, oportunizou a reflexão, a discussão e a compreensão dos valores relacionados à mobilidade urbana(ou seja, aos deslocamentos dentro dos centros urbanos), à segurança,  à étic e cidadania e à igualdade perante as leis existentes. “É uma forma de preparar todos que circulam para o exercício consciente da cidadania, através de atitudes solidárias, principalmente em relação à circulação de pedestres no trânsito, contribuindo para que todos possam estar unidos pela segurança e pela defesa da vida”, especifica Karine.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O concurso foi dividido em duas categorias, sendo uma para alunos da educação especial (educação infantil até o quarto ano), que desenvolveram colagens, pinturas ou histórias em quadrinhos. A outra foi destinada para alunos (do quinto ao nono ano) que produziram desenhos com slogans (frases de efeito) sobre a campanha educativa. Os ganhadores, três em cada categoria, receberam como prêmio computadores e impressoras, câmeras fotográficas digitais e MP4. O projeto foi uma parceria do Fumtran com a Secretaria de Educação e três clubes de Lions  Balneário Camboriú: Centro, Maravilha do Atlântico e Barra Sul. O título da seleção foi “No trânsito todos somos pedestres. Caminhe Legal” e teve como tema “Pedestre, siga as regras de boa conduta para uma melhor convivência no trânsito. Respeite para ser respeitado”.

A educadora disse que a doação dos desenhos nesta semana deve promover a reflexão para um trânsito mais humanizado e seguro. Além dos desenhos, cada pessoa que receber as produções dos alunos irá também receber a explicação sobre o concurso e suas metas,  e ainda dicas de como cada um poderá ter férias melhores em Balneário Camboriú. As dicas distribuídas são as seguintes:

-Para se deslocar em trajetos curtos, evite a utilização de veículos. Caminhar, além de fazer bem a saúde diminui os congestionamentos;
-Respeite o pedestre na faixa de segurança. Pare com antecedência e dê a ele a preferência de passagem;
-Lugar de pedestre circular é na calçada. Andar na rua ou no meio dos veículos coloca a sua segurança em risco. Colabore!
-Estacione seu veículo somente em local permitido de acordo com a sinalização e a legislação;
-Se necessário, busque  nos postos de informações,  com os agentes de trânsito ou policiais,  orientações para traçar e planejar seu trajeto antes de se deslocar. Eleja o caminho mais acessível para chegar ao seu destino, isto evita o movimento excessivo de carros nas ruas de nossa cidade;
-A bicicleta é um meio de transporte  alternativo e sustentável. Quando possível, utilize essa forma para se deslocar;
-Seja cordial no trânsito. Respeito, tolerância e cooperação são atitudes sempre bem vindas e que fazem a diferença para uma boa convivência;
-TODOS PODEMOS COLABORAR PARA UM TRÂNSITO MELHOR. FAÇA SUA PARTE. SEJA LEGAL!

Mais informações sobre a Abordagem Educativa ou o 2º Concurso de Educação para o Trânsito de Balneário Camboriú, podem ser obtidas junto ao setor de Educação para o Trânsito do Fumtran, pelo telefone (47) 3367-7616, ramal 7, ou pelo e-mail educacao.transito@camboriu.sc.gov.br.

Entrevistas: Karina Winter – Educadora do Fumtran (47) 9952-8087
Jaime Aldo Mantelli – Gestor do Fumtran – (47) 3360-8647

Assessoria de Imprensa
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Balneário Camboriú
(47) 3267-7022
Ilustração – Um dos desenhos inscritos no concurso

Click CamboriúNotíciasFumtran realiza conscientização nas ruas com desenhos premiados
PUBLICIDADE

Últimas notícias