• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Paratletas do Handebol de BC receberão cadeiras de rodas feitas sob medida

O projeto tem o intuito de melhorar o rendimento dos atletas em competições oficiais, melhorar as condições e evitar desgaste físico

Paratletas do Handebol de BC receberão cadeiras de rodas feitas sob medida
Divulgação

O Instituto Catarinense de Esportes para Deficientes (ICED), através do FUNDESPORTEBC, adquire a partir da próxima semana, cinco cadeiras de rodas esportivas sob medida, que irão beneficiar atletas de rendimento do handebol em cadeira de rodas de Balneário Camboriú. O projeto foi apresentado pelo ICED com intuito de melhorar o rendimento dos atletas em competições oficiais, melhorar as condições e evitar desgaste físico.

“Essas cadeiras foram adquiridas através do FUNDESPORTE, que é o Fundo Municipal destinado ao apoio de projetos desenvolvidos no município. Dentro do FUNDESPORTE temos algumas categorias, dentre elas a apresentação de projetos de rendimento ou de ações sociais, que foi o que o ICED apresentou. Todas as propostas são avaliadas pelo Conselho Municipal de Esportes junto com a Fundação Municipal de Esportes e a participação é aberta para organizações sem fins lucrativos e que necessariamente devem apresentar uma contrapartida ao município. O ICED doar duas cadeiras de rodas, que serão substituídas pelas novas, para o Paradesporto na Escola”, contou a superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Mariana Dalvesco Guassaloca.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A atleta de Balneário Camboriú, Claudia Maria Dutka, de 24 anos, garante que o rendimento nesse ano, comparado ao ano anterior, será muito melhor com a cadeira nova. “Nem tenho palavras para descrever a felicidade. Agora com a cadeira sob medida vai ser totalmente diferente, vou conseguir treinar melhor, sem dores e machucados. Estou muito ansiosa e sei que agora vai render muito mais os treinos e vou poder dar o melhor de mim, tanto nos treinos como nas competições”, disse.

O atleta Igor Luiz da Costa, também destacou a importância do novo equipamento. “Poderemos ter nosso material em ótimo estado, novo para conseguir competir e nos destacarmos individualmente e coletivamente representando Balneário Camboriú”, completa.

A atleta e técnica da Fundação Municipal de Esportes, Gévelyn Cassia Almeida, ressalta a importância das novas cadeiras. “Receber o equipamento sob medida, de acordo com a especificidade da deficiência, afeta diretamente no rendimento. Sem contar com o desgaste, que será menor. As cadeiras antigas tinham manutenção muito cara e às vezes causavam lesões por não ser sob medida. É imensurável ver isso tudo se concretizar, enquanto professora e pessoa com deficiência. Confesso que estou muito animada com esse ano de 2019, que promete”, finaliza.

No ano passado, a equipe masculina conquistou o segundo lugar no Parajasc e a quinta colocação no brasileiro. A equipe feminina conquistou o bronze no nacional. Ao todo, foram 14 convocados para a Seleção Brasileira de Handebol Adaptado.

Click CamboriúEsporteParatletas do Handebol de BC receberão cadeiras de rodas feitas sob medida
PUBLICIDADE

Últimas notícias