• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Polo de Xadrez do ‘Viva Verão’ de BC realiza campeonato nas sextas-feiras

'Blitz Verão' acontecerá todas as sextas-feiras, às 19h, até o dia 02 de fevereir

Xadrez FME 4 edited
Divulgação

O xadrez é uma atividade originária da Ásia e é conhecida por trazer benefícios para a mente e para o corpo. De fato, jogar xadrez estimula a competição e raciocínio lógico, além de promover melhorias na memória e nas tomadas de decisões. O esporte é um dos 10 polos oferecidos pelo Projeto Viva Verão, e nele, além das atividades comuns da prática, há também o Campeonato Municipal da modalidade, conhecido como “Blitz Verão”, que acontecerá todas as sextas-feiras, às 19h, até o dia 02 de fevereiro. A competição reúne até 22 jogadores a cada dia.

“Este campeonato de xadrez Blitz tem cinco etapas nas sextas-feiras de janeiro e uma de fevereiro. É a primeira vez que fazemos e é válido pela Confederação Brasileira de Xadrez Escolar (CBXE) e pela Liga Brasileira de Xadrez (LBX)”, diz o diretor técnico do Clube de Xadrez de Balneário Camboriú (CXBC) e também árbitro do torneio, Angel Lana Arpon.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para se inscrever, o participante tem que chegar 30 minutos antes do início das partidas. Na primeira etapa do campeonato, ocorrida no dia 12, 17 jogadores de cidades, estados e até de países diferentes participaram das atividades. A competição funciona da seguinte forma: cada jogador tem apenas cinco minutos para concluir todos os lances. Se não houver o “xeque-mate”, ou seja, se o adversário não conseguir derrubar a peça do rei, ganha quem acabar o seu tempo primeiro.

Tanto o campeonato quanto as atividades de xadrez realizadas diariamente no projeto ajudam a população enfrentar o preconceito de que a atividade não se trata de um esporte. “No polo de xadrez do Viva Verão tenho presenciado muitos pais e filhos jogando e isso acaba se tornando interessante para que a barreira do preconceito que hoje existe seja quebrado em relação a esse esporte”, conta a professora responsável pelo polo de xadrez do projeto, Daiany Sartori Volpin.

O Viva Verão é um projeto realizado pela Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú através da Fundação Municipal de Esportes (FME) e da Associação Desportiva de Balneário Camboriú (ADBC), com o apoio das Secretarias de Obras, Desenvolvimento e Inclusão Social e do Fundo Municipal de Trânsito (Funtram) e do Corpo de Bombeiros por meio dos guarda-vidas, garantindo atividades físicas em geral para todos os públicos, desde pessoas com limitações físicas até crianças e idosos.

Click CamboriúEsportePolo de Xadrez do 'Viva Verão' de BC realiza campeonato nas sextas-feiras
PUBLICIDADE

Últimas notícias