• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Pescadores do Rancho do Estaleirinho se preparam para participar de competição em Bombinhas

A competição em formato de gincana reúne os pescadores dos ranchos de pesca artesanal da tainha

Pesca da Tainha 21 06 17 Foto Joilma Nunes 5 Copy
Divulgação

Os pescadores do Rancho de Tainha da Praia do Estaleirinho estão animados para participar do “II Saragaço” que será realizado na Praia de Bombinhas nos dias 08 e 09 de julho. A competição em formato de gincana reúne os pescadores dos ranchos de pesca artesanal da tainha. Participarão 14 equipes, sendo 13 de Bombinhas e uma de Balneário Camboriú, que como convidado é o único município de fora a integrar o campeonato.

Na primeira edição do evento, no ano passado, mais de 1500 pessoas participaram. Realizado em um único dia, o Saragaço marcou o encerramento da pesca da tainha. O Rancho do Estaleirinho, composto por 18 pescadores levou o troféu de 2º lugar na premiação geral da gincana, atrás do Rancho Maré Mansa da praia de Canto Grande. Neste ano, a equipe de Balneário Camboriú cresceu. Serão 23 integrantes que já estão se preparando para trazer o título de 1º lugar para a cidade. Entre as modalidades estão a de melhor tarrafeador masculino, feminino e infantil, a limpeza mais rápida da tainha, confecção de maior anzol à mão, cabo de guerra, dominó, corrida de stand up, corrida de canoa entre outras.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com o capitão do grupo do Estaleirinho, Ricardo Vieira, que trabalha com a pesca há 10 anos, as famílias dos pescadores podem participar o que torna o evento ainda mais tradicional, preservando a cultura da pesca da tainha entre os mais jovens. “Esperamos que a tradição não se acabe. Os mais velhos estão indo e os mais novos têm que dar continuidade. O Saragaço encerra a pesca da tainha que é de maio a julho com o objetivo de manter os costumes locais. Estamos nos preparando para erguer a taça”, brinca o pescador que almeja o troféu de 1º lugar conquistado pelo Lino – Camaradagem da Maré Mansa, atual campeã do Saragaço.

A expectativa para a pesca desse ano é grande. O Rancho do Estaleirinho contabilizou até o momento aproximadamente 5 mil tainhas, o que os motiva para fechar com chave de ouro essa safra.

Além das gincanas, o Saragaço contará com gastronomia típica, feira de artesanatos, apresentação de artistas regionais, quadrilha caipira em clima de festa junina e baile das antigas por conta do Trio Forró Brasil. A II edição do Saragaço acontecerá no Costão direito da Praia de Bombinhas – Centro (local conhecido como Velho Portinho), nos dias 08 e 09 de julho (sábado e domingo) das 8h às 18h.

Click CamboriúEsportePescadores do Rancho do Estaleirinho se preparam para participar de competição em...
PUBLICIDADE

Últimas notícias