
O tenista João Pedro Sorgi, da equipe ADK Tennis / Itamirim Clube de Campo / Centro Nacional CBT / Correios, de Itajaí, começou muito bem a disputa de uma série de quatro torneios profissionais que terá pela frente na Europa.
O jovem de 22 anos de idade foi vice-campeão de simples e duplas do Future de Bérgamo, na Itália. A competição, disputada em quadras de saibro, ofereceu 10 mil dólares de premiação e contou pontos para o ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP).
A decisão de simples ocorreu na tarde deste sábado (11) e Sorgi acabou derrotado pelo italiano Adelchi Virgili por 2 sets a 0, em 1h24min de partida. O tenista da casa, contando com o apoio do público, começou melhor e venceu o primeiro set por 6/3. Na segunda parcial, o atleta da ADK Tennis igualou as ações, mas acabou derrotado por 6/4.
Para chegar à decisão, Sorgi fez ótimas apresentações e ganhou quatro partidas consecutivas, com destaque para a vitória nas semifinais diante do cabeça de chave 2 do torneio, o australiano Maverick Banes, por 2 sets a 1. “Sorgi tem melhorado muito desde que chegou à ADK Tennis Itamirim, no ano passado. Ele vem demonstrando uma grande evolução técnica, mental, além de muita garra e disposição dentro de quadra”, destaca Patricio Arnold, um dos coordenadores técnicos da equipe.
Nas duplas, Sorgi e o argentino Mateo Martinez também alcançaram o vice-campeonato. A disputa do título ocorreu na noite de sexta-feira, diante do alemão Jakob Sude e o italiano Matteo Volante, que levaram a melhor e venceram por 2 sets a 1, parciais de 2/6, 6/1 e 10-4.
Challenger de Perúgia
O próximo desafio de Sorgi será a chave principal do Challenger de Perúgia, também na Itália, entre 13 e 19 de junho. O torneio profissional tem premiação de 42,5 mil euros e conta com outros dois atletas da ADK Tennis Itamirim, Orlando Luz e Marcelo Zormann, que tentarão furar o qualifying.
Na semana seguinte, de 20 a 26, o trio brasileiro estará na Holanda para o Future de Breda, com premiação de 25 mil dólares. Por fim, Sorgi, Luz e Zormann ainda devem jogar um quarto torneio, possivelmente outro Challenger, mas o local ainda não foi definido.