
Coube às simpáticas e emocionadas Claudina Shell, de 73 anos e Nilza Martins da Costa, 72, garantirem a Itajaí o seu único troféu na 9ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI).
Superando as adversárias do município de Abdon Batista no confronto decisivo, elas se sagraram campeãs do dominó feminino, disputado na manhã deste domingo (05), no Centreventos.
“Estou tão alegre, nós ganhamos!”, repetia, sorridente, Claudina Shell. Ela e a parceira Nilza da Costa frequentam o Grupo de Idosos da Murta praticamente desde a sua fundação, há cerca de dez anos, e lá jogam duas vezes por semana. E logo na primeira participação da dupla nos JASTI, já veio o ouro e o troféu. “Participar mesmo sem ganhar é muito bom, especialmente pelas amizades que se faz”, ressaltou Claudina. No entanto, fazer amigos e terminar como campeãs teve um sabor ainda maior para elas, que perderam na primeira rodada mas na sequência emendaram sete vitórias para chegar ao título. “Agora só quero levar o troféu e a medalha para mostrar aos meus netos”, finalizou, eufórica, Nilza.
Esporte e integração
Missão cumprida. Esta é a sensação que fica para toda a comissão organizadora dos 9º Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI). A maior competição esportiva voltada para os atletas mais experientes de Santa Catarina movimentou Itajaí desde a última quarta-feira (1º), trazendo para a cidade litorânea um total de 1.680 competidores com mais de 60 anos representando um total de 154 municípios do estado. Os Jogos foram finalizados na manhã deste domingo (05), com a definição dos campeões da bocha, bolão 23, canastra – masculino e feminino, além do truco masculino e do dominó feminino, que garantiu à cidade anfitriã o seu único troféu no evento – que não tem um campeão geral por ser de participação.
“Estamos satisfeitos porque os JASTI aliaram esporte, cultura e turismo. Tivemos disputas em vários locais da cidade, a rede hoteleira itajaiense registrou cerca de 98% de ocupação, muitas delegações foram conhecer os nossos pontos turísticos, o artesanato local expôs e comercializou suas produções”, resume o presidente da Comissão Central Organizadora da competição e coordenador técnico da Fundação Municipal de Esporte e lazer de Itajaí (FMEL), Álvaro Provesi.
O mesmo pensamento é compartilhado pelo presidente da Fesporte, Milton Cunha. “O evento teve o esporte como pilar básico, mas agregou cultura, educação, participação social, turismo”, ressalta. Para ele, a 9ª edição dos Jasti foi positiva, pois cumpriu o objetivo de integrar o idoso à sociedade por meio do esporte. “Quero, em nome do Governo do Estado, aproveitar esta oportunidade para agradecer ao Prefeito de Itajaí, Jandir Bellini e sua equipe de trabalho, pela bela parceria e quem sabe, no futuro, retornaremos para sediar aqui outras competições”, completa Milton Cunha.
Os JASTI foram uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a Prefeitura de Itajaí.
Confira todos os campeões da 9ª edição dos JASTI:
Dança de salão – 60 a 69 anos: Agronômica
Dança de salão acima de 70 anos: Palmitos
Dança popular: Florianópolis
Dança livre: Santiago do Sul
Bocha masculino: Florianópolis
Bocha feminina: Balneário Camboriú
Bolão 23 masculino: Chapecó
Bolão 23 feminino: Blumenau
Canastra masculino: Ascurra
Canastra feminino: Rio dos Cedros
Dominó masculino: Joinville
Dominó feminino: Itajaí
Truco masculino: Arroio Trinta
Truco feminino: Concórdia