• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Vila Real é a nova sede do Centro de Artes Marciais da FMEBC

A estrutura está localizada na Rua Dom José, nº 484

(Bruna Horvath / Divulgação)
(Bruna Horvath / Divulgação)

O Centro de Treinamento de Artes Marciais (CAM) da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú (FMEBC) está funcionando em novo local.

A estrutura está localizada no Bairro Vila Real, na Rua Dom José, nº 484, e inclui ringue, tatame e diversos acessórios para a prática das atividades. No CAM, a FMEBC oferece escolinha gratuita de Boxe, Muay Thai e Taekwondo. Além destas opções, também são realizadas aulas de Karatê, Jiu Jitsu e judô nos ginásios municipais e em parceria com algumas escolas e associações da cidade.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os interessados em participar de alguma das escolinhas da FMEBC podem se inscrever direto com o professor, no local e horário da atividade escolhida. Para conferir as modalidades oferecidas, horários e locais, é só acessar o site da FMEBC www.fmebc.sc.gov.br e consultar a “Tabela de Horários 2016” na aba “Modalidades”. Caso tenha alguma dúvida, o interessado também pode entrar em contato com a Fundação pelo telefone (47) 3360-0444 ou comparecer na sede, situada na Rua 2.438, nº 146, Centro, com horário de atendimento ao público de 2ª a 6ª feira, das 13h às 19h.

Existem diversos estilos, sistemas e escolas de artes marciais no mundo. O que diferencia cada uma delas é a organização de suas técnicas num sistema coerente de combate e desenvolvimento físico, mental e espiritual. Confira quais as modalidades de artes marciais oferecidas pela FMEBC:

Boxe: É um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. Para o momento das lutas, foram definidas regras como a separação por categorias que variam de acordo com o peso do lutador. O boxe também faz parte dos Jogos Pan-Americanos e das Olimpíadas. As aulas na FMEBC são comandadas pelo professor Emerson Delagnolli, no CAM, de segunda a sexta-feira, das 16h às 18h, para os alunos da escolinha e das 18h às 21h para o grupo de rendimento.

Muay Thai: Também conhecido no Brasil como Boxe Tailandês é uma Arte Marcial Tailandêsa com mais de 2.000 anos de idade. Assim como as demais artes marciais, a modalidade possui técnicas de ataque e defesa. Porém, neste os chutes são um dos pontos fortes da técnica de ataque. Outra peculiaridade é o uso da canela, tanto para a defesa como para o ataque. Na FMEBC a escolinha de Muay Thai acontece no CAM, de segunda a sexta-feira, em diversos horários, com aulas ministradas pelo professor e atleta Kayã Costa da Silva.

Taekwondo: O Taekwondo é uma arte marcial milenar de origem coreana, que tem como princípio básico o equilíbrio físico e mental. Foi introduzido no Brasil na década de 70 e está cada vez mais difundido, sendo que a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) tem uma federação filiada em todos os estados. Devido à sua popularização em todo o mundo, tornou-se esporte olímpico em 1988. Na FMEBC a modalidade acontece no CAM, toda terça e quinta-feira, das 10h às 12h para escolinha, e das 16h às 18h para o rendimento. O professor Paulo Ribeiro é quem comanda os treinos de taekwondo.

Karatê: Desenvolvido no reino de Ryukyu, o karatê foi levado ao continente japonês no início do século 20 em um intercâmbio entre a cultura chinesa e japonesa. O karatê é uma arte de golpes usando socos, pontapés, golpes de joelho, cotoveladas e técnicas de mão aberta. Os praticantes são conhecidos como karateka. As aulas da modalidade são ministradas pelos professores Mário Martins e Fernanda de Souza e acontecem no Ginásio Multieventos Sérgio Lorenzatto (G2), na Rua Libéria, nº 860, no bairro das Nações, de segunda à quinta-feira.

Judô: O judô é uma arte que deriva do Jiu Jitsu e serve tanto para atacar quanto para defender usando o seu próprio corpo. A modalidade pode ser praticada por homens, mulheres, crianças e até mesmo idosos, de qualquer peso e altura. O judô é reconhecido pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) desde os Jogos de Tóquio em 1964. As aulas da modalidade são oferecidas pela FMEBC de segunda a sexta-feira nos três ginásios da Fundação, no Centro de Artes Marciais, na Igreja Santa Inês, nas escolas Ariribá, Nova Esperança, Laureano Pacheco e Caic Ayrton Senna da Silva. No quadro de professores da modalidade estão: Eduardo Cordeiro Guimarães e Adides Dimas dos Santos; e os instrutores Luiz Carlos Berlim e Silvio da Silva.

Jiu Jitsu: A arte marcial de raiz japonesa tem como objetivo levar o oponente ao chão e dominá-lo com golpes de alavanca, torções e pressões. Na língua japonesa ju significa “suavidade”, “brandura”, “arte”, “técnica”. A criação da modalidade se deu pelo fato de que em um campo de batalha um samurai poderia acabar sem suas armas, precisando assim de um método de defesa. A FMEBC oferece aulas de jiu-jitsu para crianças acima de 14 anos, de segunda à sexta-feira, no Ginásio Multieventos Sérgio Lorenzatto (G2), na Rua Libéria, nº 860, no Bairro das Nações. Quem comanda a equipe é o professor Aldo Max.

Click CamboriúEsporteVila Real é a nova sede do Centro de Artes Marciais da...
PUBLICIDADE

Últimas notícias