• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Academia do Pontal Norte atende mais de 400 pessoas no primeiro dia

Foto: Amanda Weber
Foto: Amanda Weber

A Academia Municipal Pontal Norte foi inaugurada na noite de quarta-feira (30) e abriu as portas para a comunidade. No primeiro dia de funcionamento efetivo foram atendidas mais de 400 pessoas que buscaram orientação e solicitaram matrícula. Durante a solenidade de inauguração, estiveram presentes mais de 200 pessoas, que conheceram a estrutura e prestigiaram o descerramento da placa inaugural e outros atos simbólicos. O equipamento é administrado pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FMEBC) e o serviço é gratuito para toda a comunidade.

O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, foi o primeiro a preencher a ficha de adesão e realizar o exame físico. Ele aproveitou a oportunidade para salientar que o objetivo da Academia é proporcionar à comunidade uma estrutura diferenciada e auxiliar na promoção da saúde e da qualidade de vida. “Nós temos uma atenção especial com a saúde pública. Ninguém nasce para ser triste, uma pessoa ativa, que pratica atividade física, é uma pessoa feliz e uma pessoa feliz é saudável”, disse.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O superintendente da FMEBC, Sandro Bernardoni, lembrou que o objetivo da administração pública é fomentar o esporte como mais um mecanismo de humanização e qualidade de vida. “Nossos investimentos são sempre voltados ao bem estar da comunidade e este é mais um equipamento que temos orgulho de administrar em prol da população. A Academia do Pontal Norte está a disposição de todos, sem distinção ou descriminação de idade, e com acompanhamento de profissionais capacitados”, afirma.

A Academia do Pontal Norte foi constituída nos moldes de outros equipamentos pioneiros nos Estados Unidos. Esta é a terceira no Brasil e a primeira do Sul do país com aparelhos profissionais em aço inoxidável, pensados para suportar as ações do tempo ao ar livre e próximo ao mar. “Não vamos cobrir esta estrutura, pois o conceito de academias ao ar livre é justamente este, para que as pessoas saiam do enclausuramento e respirem o ar puro e apreciem a vista”, lembra o prefeito. Nos dias de chuva os aparelhos não poderão ser utilizados, porém ela permanece aberta com instrutores e administrativo a disposição da comunidade.

Para participar
Qualquer pessoa acima de 15 anos de idade pode utilizar o equipamento, basta seguir o regulamento. O professor de Educação Física e instrutor da Academia do Pontal Norte, Charles Silva, salienta que as atividades serão desenvolvidas de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Cada pessoa poderá frequentar a academia até três vezes por semana, por até 50 minutos, com três séries de 12 a 15 repetições. Essa é a orientação da OMS para considerar indivíduo ativo e para garantir a melhora da qualidade de vida”, explica.

O regulamento rege que, para fazer a matrícula, é necessário apresentar um documento e identidade e atestado médico comprovando a aptidão física. É preciso preencher a ficha de cadastro, fazer a avaliação física e agendar os horários. A academia é gratuita e a frequência será controlada, caso haja faltas o horário pode ser cedidos para outros interessados.

Procura
Na quinta-feira (31), mais de 400 pessoas foram até a Academia do Pontal Norte para retirar a ficha de inscrição. Magda Hilgenberg mora em Balneário Camboriú há um ano e meio e já garantiu a matrícula. “Sou de Curitiba e estou morando aqui perto, achei tudo maravilhoso, faço academia normalmente e achei os equipamentos perfeitos, o visual é lindo, os instrutores são qualificados, tem anilhas, é maravilhoso”, disse a autônoma de 48 anos.

O comerciante de 63 anos, José Camacho Ferreira, também gostou do que viu. “Moro aqui perto e caminho na orla todos os dias, vou me matricular para fazer a musculação depois das caminhadas, adorei o piso de grama sintética e não dá para perder este visual”, garante. Neuza Oeschler Müller, de 64 anos, disse que vai trazer o marido e os filhos. “Esse lugar é perfeito para toda a família, somos de Jaraguá do Sul e meu marido e eu viemos morar aqui há um ano, vamos nos matricular e, com certeza, quando os filhos vieram também vão aproveitar”, contou a aposentada.

Click CamboriúEsporteAcademia do Pontal Norte atende mais de 400 pessoas no primeiro dia
PUBLICIDADE

Últimas notícias