• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Torneio internacional de beach tennis começa nesta sexta (01) em BC

Foto: Cleon Medeiros
Foto: Cleon Medeiros

Já está quase tudo pronto para o Maraca Beach Tennis World Cup, torneio com a chancela da Federação Internacional de Tênis (ITF) e da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), que vai reunir muitos dos melhores beach tenistas do país e do exterior nas areias da Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. A disputa começa nesta sexta-feira (01), vai até domingo (03), e oferece 10 mil dólares de premiação nas categorias profissionais.

A estrutura de 20 quadras aos atletas e de arquibancadas ao público ficará na Barra Sul, entre as ruas 4.600 e 4.800. A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas prestigiem o evento, de entrada gratuita. “Esperamos esse número total de público, contando os três dias, se o tempo colaborar e não tivermos chuva. Como os jogos ocorrem de manhã e de tarde, acreditamos que muita gente vai passar para acompanhar, torcer e até conhecer o esporte”, ressalta Antônio Carlos Gonçalves, o Toninho, um dos organizadores do torneio.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os jogos começam por volta das 9 horas da manhã na sexta, sábado e domingo. Os beach tenistas estarão divididos nas categorias PRO, A, B, C, 40+ e 50+, para duplas masculinas e femininas; PRO, A, B e 45+ para duplas mistas; Infantil, para duplas até 13 anos de idade; e Simples PRO, A e B, nos dois naipes. No total, serão cerca de 300 atletas do Brasil e de várias partes do mundo, como França, Alemanha, Chile e Venezuela.

Os favoritos

O torneio tem pontuação máxima para os rankings brasileiro e mundial (nível G1) e, entre as mulheres, as favoritas ao título são as brasileiras Samantha Barijan e Joana Cortez, atuais campeãs mundiais e líderes do ranking da ITF. Mas a disputa promete ser bastante acirrada, pois as duas terão adversárias fortes pela frente, como as francesas Pauline Bourdet e Magalie Garnier, respectivamente, 9ª e 15ª do mundo.

No masculino, o favoritismo recai sobre o brasileiro Vinicius Font, quarto melhor beach tenista do mundo, que jogará ao lado do francês Regis Courtois, 18º da lista. Os campeões pan-americanos Marcus Ferreira e Thales Santos, que dividem a 12ª colocação no ranking mundial, também chegam credenciados para alcançar a primeira colocação.

O Maraca Beach Tennis World Cup é uma realização de Maraca Beach Tennis e Associação dos Desportistas de Balneário Camboriú. O patrocínio máster é de Mega Sul Imóveis e Prime. Os outros patrocinadores são Mormaii, Água Mineral Pedra Branca, Dranix, Coltex, Rei do Mate, Stance Fight Company, site bolasdetenis.com.br e Tretorn.

Conheça a modalidade

O beach tennis é um dos esportes que mais cresce em todo o mundo e hoje estima-se que seja praticado por mais de um milhão de pessoas. No Brasil, a modalidade existe desde 2008 e reúne cada vez mais adeptos, de todas as idades. Trata-se de um esporte de fácil aprendizado, custo baixo, e que envolve muitas famílias. “Desde os avós, passando pelos pais, filhos e netos, todos podem jogar”, destaca Toninho.

O beach tennis tem a mesma contagem do tênis. É disputado em quadras de areia, de 16 metros de comprimento por 8 metros de largura, com a rede numa altura de 1,70 metro. As raquetes são diferenciadas, lembrando as de pádel, e a bola é de tênis “soft”.

Click CamboriúEsporteTorneio internacional de beach tennis começa nesta sexta (01) em BC
PUBLICIDADE

Últimas notícias