Entrevista: Cristiano Voitina, presidente da ONG IDEIA, fala sobre os benefícios de transformar Taquarinhas num parque estadual

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

O que é a ONG IDEIA?
Ideia é uma instituição não-governamental, formada com o intuito de trabalhar a educação ambiental, recuperação de área degradada, e casuais denúncias contra a natureza. Acabamos abraçando essa ação de defender Taquarinhas contra a especulação imobiliária. Depois de 3 anos de luta, arrecadando assinaturas, e dando instrução ambiental, conseguimos com que um deputado estadual abraçasse a causa junto conosco. Então ele entrou na assembléia legislativa com projeto de lei, e hoje lá tramita, para transformar Taquarinhas em um parque estadual.

O que seria esse parque estadual?
Um parque estadual é uma das unidades de conservação  dentro da lei do conama, que é o SNUC, Sistema Nacional de Unidade de Conservação. Transformando em um parque estadual, Taquarinhas se torna uma praia envolvida em um esquema de proteção integral. Então, as pessoas terão acesso a praia, poderão usufruir, aproveitar das suas belezas naturais, caminhar, pescar, etc. Só que, destruir, agredir a natureza, ou transformar, modificar aquela paisagem, não. Todos terão direito a ir lá, menos causar algum distúrbio que acabe desequilibrando o seu funcionamento no sistema. Por isso estamos lutando para transformar em uma unidade de conservação integral.

E quem seriam os responsáveis pela proteção?
O governo estadual. Pode-se colocar depois alguma outra associação ou instituição para cuidar, como funciona atualmente a SANTUR que, por exemplo, quem cuida de lá é uma ONG sem fins lucrativos. Pode-se buscar recursos em outros lugares. Existem recursos para isso. A prefeitura pode ajudar a manter, e até a própria população. Acreditamos que transformando Taquarinhas em um parque, é possível gerar empregos também. Pode-se fazer um trabalho de formação de guias.

Para o turismo isso será bom?
Certamente. 15% do PIB de SC é do turismo, e 10% é do turismo praia-natureza. Então Taquarinhas acaba atraindo muitos turistas. A grande vantagem é que Balneário Camboriú, e a própria região, além de possuir locais de grande infraestrutura, como hotéis, restaurantes e casas noturnas, também possuirá um local que é agreste, que pode se ter um momento de contemplação e contato direto com a natureza, da forma mais pura. Se você for procurar em nossa região alguma praia que seja parecida com Taquarinhas, somente encontrará em Florianópolis. Há a possibilidade criar campanhas de marketing voltadas para essa questão. É interessante criar um slogan “Se você quer conhecer uma praia totalmente preservada, venha a Balneário Camboriú”. É algo muito atrativo e muito importante.

Praia de Taquarinhas
Praia de Taquarinhas

Que mensagem gostaria de passar para os leitores do Click Camboriú?
É preciso pensar que, quando se há uma riqueza natural, no qual existe um diferencial, é necessário cuidar muito bem disto. O “ecologicamente correto” é não mexer na natureza. E se aproveitar de uma beleza natural por benefício próprio, não é ético. Precisamos pensar nas futuras gerações também. Pense se sendo egoísta realizando seus próprios sonhos não vai influenciar e atrapalhar o sonho dos outros.

Para mais informação sobre o projeto, acesse: http://ideiasc.org.br/web/salvetaquarinhas.php

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -