• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Entrevista: Cristiano Voitina, presidente da ONG IDEIA, fala sobre os benefícios de transformar Taquarinhas num parque estadual

O que é a ONG IDEIA?
Ideia é uma instituição não-governamental, formada com o intuito de trabalhar a educação ambiental, recuperação de área degradada, e casuais denúncias contra a natureza. Acabamos abraçando essa ação de defender Taquarinhas contra a especulação imobiliária. Depois de 3 anos de luta, arrecadando assinaturas, e dando instrução ambiental, conseguimos com que um deputado estadual abraçasse a causa junto conosco. Então ele entrou na assembléia legislativa com projeto de lei, e hoje lá tramita, para transformar Taquarinhas em um parque estadual.

O que seria esse parque estadual?
Um parque estadual é uma das unidades de conservação  dentro da lei do conama, que é o SNUC, Sistema Nacional de Unidade de Conservação. Transformando em um parque estadual, Taquarinhas se torna uma praia envolvida em um esquema de proteção integral. Então, as pessoas terão acesso a praia, poderão usufruir, aproveitar das suas belezas naturais, caminhar, pescar, etc. Só que, destruir, agredir a natureza, ou transformar, modificar aquela paisagem, não. Todos terão direito a ir lá, menos causar algum distúrbio que acabe desequilibrando o seu funcionamento no sistema. Por isso estamos lutando para transformar em uma unidade de conservação integral.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

E quem seriam os responsáveis pela proteção?
O governo estadual. Pode-se colocar depois alguma outra associação ou instituição para cuidar, como funciona atualmente a SANTUR que, por exemplo, quem cuida de lá é uma ONG sem fins lucrativos. Pode-se buscar recursos em outros lugares. Existem recursos para isso. A prefeitura pode ajudar a manter, e até a própria população. Acreditamos que transformando Taquarinhas em um parque, é possível gerar empregos também. Pode-se fazer um trabalho de formação de guias.

Para o turismo isso será bom?
Certamente. 15% do PIB de SC é do turismo, e 10% é do turismo praia-natureza. Então Taquarinhas acaba atraindo muitos turistas. A grande vantagem é que Balneário Camboriú, e a própria região, além de possuir locais de grande infraestrutura, como hotéis, restaurantes e casas noturnas, também possuirá um local que é agreste, que pode se ter um momento de contemplação e contato direto com a natureza, da forma mais pura. Se você for procurar em nossa região alguma praia que seja parecida com Taquarinhas, somente encontrará em Florianópolis. Há a possibilidade criar campanhas de marketing voltadas para essa questão. É interessante criar um slogan “Se você quer conhecer uma praia totalmente preservada, venha a Balneário Camboriú”. É algo muito atrativo e muito importante.

Praia de Taquarinhas

Que mensagem gostaria de passar para os leitores do Click Camboriú?
É preciso pensar que, quando se há uma riqueza natural, no qual existe um diferencial, é necessário cuidar muito bem disto. O “ecologicamente correto” é não mexer na natureza. E se aproveitar de uma beleza natural por benefício próprio, não é ético. Precisamos pensar nas futuras gerações também. Pense se sendo egoísta realizando seus próprios sonhos não vai influenciar e atrapalhar o sonho dos outros.

Para mais informação sobre o projeto, acesse:

1 COMENTÁRIO

  1. Em se tratando,desta área APA – Area que deveria compreender toda a linha da interpraias e costoes desde a ponta da aguada, até o mato de camboriú, a principal atraçao turistica desta região , e sem dúvida sua paisagem natural, estava pronto e deus a criou, portanto TAQUARINHAS é sem dúvida um monumento natural, porque? Sim, quer seja morador local ou visitante de VIAGEM turistica, todos se surpreendem ao observar um cenário tao diferenciado com ausência de ocupação.
    Para contrapor ao que encontramos na localidade da praia central, em se tratando de um selva de pedras, BC tem na APA da COSTA BRAVA, este diferencial a partilhar com as geraçoes futuras, portanto se observar-mos a criaçao de áreas turisticas ao redor do planeta, podemos diagnosticar uma modalidade diferenciada de desenvolvimento para a atividade turistica, observando que a dinâmica destas praias agrestes da APA COSTA BRAVA, no caso de adensar com especuladores imobiliários e eventual ocupaçao da orla de maneira inadequadas e portanto levando aos danos colaterais desta atividade na modalidade não sustentável, A oNG ideia, surge justamente para aportar esta HONROSA MENTALIDADE e apostar na defesa do meio ambiente, para praias com a dinâmica diferenciada e preservado seu estado natural, como é o caso deste belo espetaculo da natureza, disponivel para o desfrute de familias que la permanecem sem espectativa de auterar de forma alguma um BELO PORTA RETRATOS que centenas de pessoas posam para fotos e levam esta imagem positiva da nossa bela cidade, mas para isso de fato ocorre temos que apoiar abraçando e apoiando este debate.
    Parabéns a ONG IDEIA, CRISTIANO E CARLA, e demais apoiadores.

Comments are closed.

Click CamboriúEntrevistasEntrevista: Cristiano Voitina, presidente da ONG IDEIA, fala sobre os benefícios de...
PUBLICIDADE

Últimas notícias