• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Crematório de BC transforma cinzas em obras de arte

obrasSempre que falamos em morte e perda, o assunto se torna um tabu. Independente de religião e crença existe inúmeras maneiras de homenagear quem já partiu. O Crematório Vaticano, pioneiro em Santa Catarina, procura inovar na forma de despedida e nas homenagens àqueles que partiram.

O próximo projeto desenvolvido pelo Vaticano, localizado em Balneário Camboriú, é montar uma exposição de obras de artes feitas de cinzas. De acordo com a sócia-diretora do Crematório Vaticano, Mylena Cooper, a idéia da exposição é aproximar cada vez mais as pessoas dos entes que já partiram. “O culto aos mortos é uma das práticas mais antigas e fundamentadas em quase todas as religiões, e devido à tecnologia, as homenagens estão cada vez mais diversificadas, o que permitiu criarmos a exposição”. A diretora explica que nos Estados Unidos já existem empresas que prestam esse tipo de serviço e que são vários os casos de uso de cinzas em obras de arte.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em Curitiba, na matriz do crematório, o evento foi realizado no último ano e contou com 11 obras de arte. Para a tarefa, foram convidados sete artistas plásticos. As cinzas foram incorporadas ao material usado nas obras, enquanto a concepção se baseou nas preferências e hobbies dos entes queridos e nas memórias dos parentes. “As cinzas podem ser misturadas nas tintas, argilas ou qualquer material usado nas obras”, explica Mylena. Para a edição de 2011 em Santa Catarina, o desafio é encontrar artistas interessados em participar do projeto

O lançamento da exposição será dia 02 de novembro, Dia de Finados, e ficará em cartaz por um mês nas salas do crematório em Balneário Camboriú. A visitação será gratuita. Ao final, as obras serão entregues às famílias que doaram as cinzas para o projeto.

Click CamboriúDiversãoVariedadesCrematório de BC transforma cinzas em obras de arte
PUBLICIDADE

Últimas notícias