1200 pessoas vão participar do Desfile Oficial dos 150 anos de Itajaí

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Representantes de várias entidades representando todos os segmentos da sociedade itajaiense vão participar do Desfile Oficial das Comemorações pelos 150 anos de emancipação político-administrativa de Itajaí. Ao todo, devem participar do desfile 1.200 pessoas, entre idosos, adultos, jovens e crianças de organizações como a Rede Municipal de Ensino, Escolas Particulares, Combemi, Lar Fabiano de Cristo, Companhias de Dança, Movimentos Negros, Grupo Fios de Prata, Secretaria da Pesca, além de grupos de Lions e Rotary. O desfile está agendado para o dia 25 de junho, sexta-feira, a partir das 19h30, na Rua Hercílio Luz.

De acordo com o coordenador geral do Desfile dos 150 anos de Itajaí, a apresentação vai ser feita em três diferentes abordagens, tendo como base a cronologia. O desfile começa com a colonização itajaiense, no setor denominado “Itajaí Porta do Vale”. Nesta etapa, vão ser mostradas as etnias que ajudaram a formar o município: índios, negros, portugueses, italianos e alemães. “Cada etnia vai ter um grupo de 60 pessoas vestido e coreografado em alas específicas”, revela.

O segundo setor da apresentação mostra a Itajaí do presente, representada pelo setor das artes e da cultura, visto que o município é reconhecido dentro e fora de Santa Catarina como um grande pólo artístico e cultural. Chamado de “Um Rio de Cultura”, este segmento vai trazer para o calçadão mais tradicional da cidade as mais variadas formas de manifestação cultural: teatro, música, dança, literatura, artes plásticas e cultura popular, além de uma referência especial às cidades-irmãs de Itajaí: Sodegaura, no Japão, e Xinxiang, na China.

“Itajaí Porto do Futuro” é o tema do terceiro e último setor do Desfile, que vai destacar as áreas que movimentam a economia da cidade: porto, pesca, comércio e turismo. A intenção, segundo o coordenador, é mostrar o potencial de trabalho que o município possui.

Ao todo, o Desfile Oficial dos 150 anos de Itajaí vai ter três carros alegóricos (um em cada setor) e mais duas alegorias especiais, chamadas de ‘tripés’. Já a animação musical da apresentação vai ser feita por três bandas do município: a Banda Guarani, a Filarmônica e a Banda da Assembléia de Deus.

O projeto do Desfile Oficial dos 150 anos de Itajaí foi elaborado no ano passado pela Companhia de Teatro Etc. e Tal e aprovado pela comissão que organiza os festejos do sesquicentenário do município. As atividades práticas de preparação dos figurinos e alegorias foram iniciadas em abril e envolvem cerca de 50 profissionais como soldadores, escultores, ajudantes de costura e 15 costureiras. A previsão do coordenador geral é de que todos os itens a serem confeccionados estejam prontos em 15 de junho.

“Ao final do Desfile, todo o material confeccionado vai ser doado para o Teatro Municipal, a fim de que possa ser reaproveitado em outros momentos”, acrescenta o coordenador geral. Um show pirotécnico vai encerrar o Desfile Oficial dos 150 anos de Itajaí.

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -