• O portal de notícias de Balneário Camboriú

1200 pessoas vão participar do Desfile Oficial dos 150 anos de Itajaí

Representantes de várias entidades representando todos os segmentos da sociedade itajaiense vão participar do Desfile Oficial das Comemorações pelos 150 anos de emancipação político-administrativa de Itajaí. Ao todo, devem participar do desfile 1.200 pessoas, entre idosos, adultos, jovens e crianças de organizações como a Rede Municipal de Ensino, Escolas Particulares, Combemi, Lar Fabiano de Cristo, Companhias de Dança, Movimentos Negros, Grupo Fios de Prata, Secretaria da Pesca, além de grupos de Lions e Rotary. O desfile está agendado para o dia 25 de junho, sexta-feira, a partir das 19h30, na Rua Hercílio Luz.

De acordo com o coordenador geral do Desfile dos 150 anos de Itajaí, a apresentação vai ser feita em três diferentes abordagens, tendo como base a cronologia. O desfile começa com a colonização itajaiense, no setor denominado “Itajaí Porta do Vale”. Nesta etapa, vão ser mostradas as etnias que ajudaram a formar o município: índios, negros, portugueses, italianos e alemães. “Cada etnia vai ter um grupo de 60 pessoas vestido e coreografado em alas específicas”, revela.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O segundo setor da apresentação mostra a Itajaí do presente, representada pelo setor das artes e da cultura, visto que o município é reconhecido dentro e fora de Santa Catarina como um grande pólo artístico e cultural. Chamado de “Um Rio de Cultura”, este segmento vai trazer para o calçadão mais tradicional da cidade as mais variadas formas de manifestação cultural: teatro, música, dança, literatura, artes plásticas e cultura popular, além de uma referência especial às cidades-irmãs de Itajaí: Sodegaura, no Japão, e Xinxiang, na China.

“Itajaí Porto do Futuro” é o tema do terceiro e último setor do Desfile, que vai destacar as áreas que movimentam a economia da cidade: porto, pesca, comércio e turismo. A intenção, segundo o coordenador, é mostrar o potencial de trabalho que o município possui.

Ao todo, o Desfile Oficial dos 150 anos de Itajaí vai ter três carros alegóricos (um em cada setor) e mais duas alegorias especiais, chamadas de ‘tripés’. Já a animação musical da apresentação vai ser feita por três bandas do município: a Banda Guarani, a Filarmônica e a Banda da Assembléia de Deus.

O projeto do Desfile Oficial dos 150 anos de Itajaí foi elaborado no ano passado pela Companhia de Teatro Etc. e Tal e aprovado pela comissão que organiza os festejos do sesquicentenário do município. As atividades práticas de preparação dos figurinos e alegorias foram iniciadas em abril e envolvem cerca de 50 profissionais como soldadores, escultores, ajudantes de costura e 15 costureiras. A previsão do coordenador geral é de que todos os itens a serem confeccionados estejam prontos em 15 de junho.

“Ao final do Desfile, todo o material confeccionado vai ser doado para o Teatro Municipal, a fim de que possa ser reaproveitado em outros momentos”, acrescenta o coordenador geral. Um show pirotécnico vai encerrar o Desfile Oficial dos 150 anos de Itajaí.

Click CamboriúDiversãoOutros Eventos1200 pessoas vão participar do Desfile Oficial dos 150 anos de Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias