O comediante Afonso Padilha teve o show que faria em Balneário Camboriú no dia 9 de maio cancelado após a repercussão de um vídeo com trechos de seu stand-up, em que fazia piadas sobre a cidade, seus moradores e aspectos locais como a balneabilidade da praia e a fama de ostentação. A situação ganhou destaque após a prefeita Juliana Pavan (PSD) divulgar um vídeo rebatendo as falas do humorista e cobrando “respeito” à cidade e às mulheres balneocamboriuenses.
No vídeo publicado por Padilha em suas redes, o comediante brinca com elementos populares da cidade. “Balneário Camboriú, a terra da ostentação né? A terra dos grandes prédios, dos carros de luxo, dos paus pequenos”, diz ele em um dos trechos. Ele também ironiza o fato de a praia ser, frequentemente, imprópria para banho: “Cê não pode entrar na água que senão cê morre. Cê dá dois mergulho e sai se cagando”.
Juliana Pavan respondeu nas redes sociais, publicando um vídeo onde classifica as falas como “absurdas” e “fake news”, defende a balneabilidade da praia e afirma que Balneário Camboriú é “uma cidade única” que exige respeito. Ela ainda ressaltou que o município está, no momento, com todos os pontos da Praia Central próprios para banho.
Entretanto, a resposta da prefeita gerou críticas generalizadas. Internautas apontaram que as piadas são parte do trabalho de Padilha, que é comediante, e que, embora irônicas, fazem referência a situações reais do cotidiano da cidade, como os recorrentes problemas com a balneabilidade e a imagem de ostentação atrelada ao município.
“Prefeita, talvez seja hora de sair um pouco dos vídeos e focar em resolver os problemas reais de Balneário Camboriú”, escreveu uma usuária. Outro internauta comentou: “Absurdo é o seu sensacionalismo em tudo. Isso é um show de humor. Não tem nenhuma fake news, ele apenas faz piadas com problemas crônicos da cidade”.
O próprio Afonso Padilha respondeu de forma irônica ao vídeo da prefeita, comentando na publicação: “HAHAHAHAHAHAHAH poh, o show era em BC pra plateia de BC que entenderam as piadas, relaxa, prefeita!”
Diante da repercussão e de ameaças recebidas por conta da polêmica, os organizadores do show optaram por transferir a apresentação para Timbó. Segundo Guma Miranda, um dos sócios da Agência Hausen, responsável pelo evento, o cancelamento foi motivado por questões de “saúde mental” do artista. “Ficou pesado e não é essa a ideia. A missão é levar alegria para as pessoas e arrecadar alimento”, afirmou. Ele também revelou que os ingressos estavam com boa venda, “mais que o normal”, mas que preferiu “evitar a fadiga” diante do clima de hostilidade.
A postagem da prefeita acumulava 2.377 comentários até o fechamento desta matéria, a maioria criticando a postura da gestora e defendendo o humorista.
