• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Fórum Municipal debateu políticas públicas para Cultura

O encontro, que ocorreu no Teatro Municipal Bruno Nitz

Fórum Municipal debateu políticas públicas para Cultura
Divulgação

Como parte do calendário do aniversário de 54 anos de Balneário Camboriú, neste domingo, 29, foi realizado o IV Fórum Municipal de Cultura. O encontro, que ocorreu no Teatro Municipal Bruno Nitz, contou com apresentações artísticas, palestras e a eleição para o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC).

A primeira palestra foi da pós-doutora pela Escuela Nacional de Antropología e História de México, Lia Ferreira, sobre “Políticas públicas para a cultura: teoria e prática”. “É importante fazer esse tipo de palestra porque o debate vai ajudando a construir o conselho. E, principalmente, é importantíssima a participação da sociedade civil para a construção das políticas públicas culturais”, comentou.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No fórum também teve um debate com o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marcondes Marchetti, e o ex-presidente da Fundação Catarinense de Cultura e ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Rodolfo Pinto da Luz. Os dois comentaram sobre a relação gestão pública e conselhos de cultura.

“Balneário Camboriú está bem avançada em relação a cultura. Somos uma das priveligiadas cidades que tem o Plano Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura, esses três componentes nos credeciam a estar preparados para ter acesso a leis de incentivo de fomento do poder público federal, gabarita a cidade para ganhar linhas de crédito de outras áreas. Esse fórum, que é uma atribuição da FCBC junto ao Conselho Municipal, foi de extrema importância para reunir os agentes culturais, pois além de debatermos as políticas públicas, realizamos a escolha dos novos conselheiros”, pontuou o presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, George Varela.

Ao todo, foram 24 candidatos inscritos para as câmaras setoriais de arte e cultura da sociedade civil e 84 votantes no evento. Foram eleitos 11 titulares e 11 suplentes para as câmaras setoriais nas áreas culturais de Música, Teatro, Dança, Literatura, Artes Visuais, Audiovisual, Artes Populares e Circo, Artesanato, Patrimônio Cultural, Cultura Alimentar e Fotografia. Os eleitos atuarão na construção das políticas públicas para a cultura no biênio 2018-2020.

Confira a relação do eleitos:

Câmara Setorial de Teatro
Titular: Bruna Pierami
Suplente: Terezinha Lenita

Câmara Setorial de Artes Visuais
Titular: Luciana Siebert
Suplente: Melize Zanoni – SESC

Câmara Setorial de Artes Populares e Circo
Titular: Caroline Voltolini
Suplente: Fernando Honorato

Câmara Setorial de Dança
Titular: Jardel Bazi
Suplente: Fernando Dalla Nora

Câmara Setorial de Literatura
Titular: Maria Luíza Kuhn
Suplente: Mariana Maurici

Câmara Setorial de Cultura Alimentar
Titular: Carlos Fernandes
Suplente: Adriana Minzon

Câmara Setorial de Artesanato
Titular: João Alexandre da Silva
Suplente: Eliane Sackis

Câmara Setorial de Música
Titular: Rafaela Backer
Suplente: Gévelyn Quadros

Câmara Setorial de Fotografia
Titular: Marcelo Fernandes
Suplente: Monique Neves

Câmara Setorial de Patrimônio
Titular: Douglas Gomes
Suplente: Léia Sales

Câmara Setorial de Audiovisual
Titular: Dagma Castro
Suplente: Murilo Trevizol

Click CamboriúDiversãoArte e CulturaFórum Municipal debateu políticas públicas para Cultura
PUBLICIDADE

Últimas notícias