• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Festa do Bom Sucesso acontece neste final de semana

A Festa do Bom Sucesso acontece na Praça do Pescador, no Bairro da Barra

abertura da Festa do Bom Sucesso
Ivan Rupp / divulgação

Uma das últimas comemorações dos 54 anos de Balneário Camboriú será a Festa do Bom Sucesso, nos dias 27, 28 e 29 de julho, na Praça do Pescador, no Bairro da Barra. A diversidade gastronômica, cultural e musical estarão presentes na festa que resgata as raízes de Balneário Camboriú. A preparação dos pratos e a venda de artesanatos ficará por conta das entidades sem fins lucrativos credenciadas no regulamento para comercialização. Uma das principais atrações será a Camerata Florianópolis, no domingo.

“É uma festa feita pela comunidade, para a comunidade, com envolvimento das entidades e da Associação de Pais e Professores. Uma festa muito bacana, com uma programação muito diversificada e que traz muito da tradição de Balneário Camboriú, ” diz o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Miro Teixeira.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Atrações musicais

O primeiro dia de evento, 27, que começa às 19h, já terá destaque nas atrações musicais. O cantor, compositor e pianista Mario Moita animará os moradores e turistas com o fado alegre, estilo musical português, a partir das 20h30. Durante o sábado, 28, artistas locais subirão ao palco, entre eles Susi Brito e Alessandra Cipriane, a partir das 12h. Essas atrações fazem parte do edital de credenciamento lançado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú.

No domingo, 29, a orquestra Camerata Florianópolis apresentará o espetáculo “Rock’n Camerata”, sob a direção do maestro e fundador Jefferson Della Rocca. “O setlist traz sucessos das maiores bandas de rock, numa coletânea abrangente”, explica o maestro. A apresentação tem participação da Banda Brasil Papaya Instrumental, vocalistas Daniel Galvão, Carla Domingues e Rodrigo Gnomo Matos e Alberto Heller nos arranjos e piano, além dos 20 músicos da orquestra. A Camerata é viabilizada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Cultura, por meio da Secretaria de Estado do Turismo Cultura e Esporte, e com apoio cultural da Intelbras e da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú.

Gastronomia e artesanato

A gastronomia da Festa do Bom Sucesso irá trazer pratos típicos de Balneário Camboriú. A Associação de Profissionais de Hotelaria, Alimentos e Bebidas (Aphab), por exemplo, venderá pratos típicos portugueses, como francesinha, prego no pão e doces. Frutos do mar também irão fazer parte do cardápio da festa. Os Maricultores de Laranjeiras vão vender peixes em postas, mariscos e petiscos. Churrasco, entreveiros, doces e até produtos de engenho de mandioca serão servidos por entidades, associações e escolas. Os artesãos da cidade também vão poder expor e vender seus produtos no Atelier da Casa Linhares. Os que desejarem participar, podem se inscrever na Fundação Cultural.

“O envolvimento comunitário é especial e toda a diversidade cultural é apresentada através da comida e da música. O credenciamento para a participação das entidades e dos artistas é política pública que fortalece a produção cultural local e oportuniza à comunidade o acesso à música autoral e de qualidade. O Bairro da Barra, sítio histórico da cidade, já se mostrou o local ideal para esse tipo de evento, paisagem agradável, receptiva e acolhedora”, diz a diretora de Artes da Fundação Cultural, Lilian Martins Camargo.

Até 2016, a festa era realizado na Praça Higino Pio, com a denominação de Arraial do Bonsucesso e se caracterizava como festa julina. Em 2017, foi retomada a identidade cultural local e feito a troca de local do evento. A escolha do Bairro da Barra foi feita, justamente, por ser o sítio histórico da cidade, onde foi desenvolvido o povoamento de Balneário Camboriú.

A Festa do Bom Sucesso, que é aberta ao público, tem realização da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fundação Cultural de Balneário Camboriú e Secretaria de Educação.

Trânsito

Em razão da montagem de barracas da Festa, a Rua José Francisco Vitor, na esquina com Rua Hermógenes Assis Feijó, ficará interditada. O acesso de moradores e comerciantes será permitido. Também devido ao evento, as ruas Antônio Domingos da Silva e Hermógenes Assis Feijó ficarão em mão dupla.

Confira a programação musical completa:

27 de julho – sexta-feira:
19h – Thales Nunes – Jazz
20h – Abertura
20h30 – Mario Moita – Fado Alegre

28 de julho – sábado:
12h – Alessandra Cipriane – MPB
14h – Rafaela Backer Quinteto – MPB
16h30 – Ubiratan Matos e Márcio Noihauf-Pop
19h – Susi Brito e As Passarinhas – Samba
21h – Baile do Tim – Tributo a Tim Maia

29 de julho – domingo:
12h – Morgana’na em duo – MBP
14h – Robson Bueno e Graça Rocha – Samba
16h – Diogo Rosa – Pop
16h50 – Passagem de som da Orquestra Camerata Florianópolis
17h20 – Diogo Rosa – Pop
18h – Rock’n Camerata
19h – Guess Duo – Rock
21h – Banda Billbird – Pop

Click CamboriúDiversãoArte e CulturaFesta do Bom Sucesso acontece neste final de semana
PUBLICIDADE

Últimas notícias