- PUBLICIDADE -

Galeria Municipal de Artes recebe duas exposições do 2º BC Foto Festival

Valdemir Cunha e Betinha Trevisan expõem "Água" e "Sobre árvores secas e árvores mortas", respectivamente

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Comece bem o verão com marmitas caseiras da Light Food BC

Por sua qualidade de vida e saúde, nos dias quentes mantenha uma alimentação saudável com as marmitas da Personal Chef Fit Kris Borba

homem pantaneiro MSA Galeria Municipal de Artes de Balneário Camboriú recebe duas exposições dedicadas à fotografia dentro da programação do 2o Balneário Camboriú Foto Festival. As mostras ficam abertas para visitação das 13h às 19h. Uma delas é a “Água”, do renomado fotógrafo Valdemir Cunha. As fotos que compõe a exposição foram feitas ao longo de cinco anos e retratam várias regiões do Brasil. Além da alta qualidade estética das suas imagens, a mostra serve de alerta para o uso inadequado dos recursos hídricos.

A exposição é parte do livro Água que é dividido em dois capítulos. O primeiro, com texto do jornalista Xavier Bartaburu, traça o panorama atual da situação da água no Brasil e situa o país no contexto mundial e histórico. O segundo apresenta um vasto ensaio fotográfico produzido por Cunha ao longo dos últimos cinco anos.

A outra exposição é “Sobre árvores secas e árvores mortas”, da artista visual e fotógrafa Betinha Trevisan, de Alegrete (RS).  Na série “Sobre árvores mortas e árvores secas” são apresentadas imagens fotográficas impressas em pigmento mineral e que receberam intervenção em pintura, tornando-se cópias únicas. O trabalho nasceu da observação do contraste e da transformação da paisagem, onde a vegetação transborda vida e morte. O conceito se funda na possibilidade de criar a potência da vida e burlar a morte.

Segundo a artista, na paisagem a distinção entre árvores mortas e secas não é simples, pois estas se confundem ao cumprirem papéis semelhantes, embora passageiros. Para Betina, elas não passam despercebidas, gritam em pleno espetáculo dos ciclos da natureza.

O BC Foto Festival 2016 acontece de 18 a 21 de agosto e atende a demanda artística por aperfeiçoamento técnico, intercâmbio e promoção do setor. As atividades do festival serão realizadas no Teatro Bruno Nitz, na Galeria Municipal de Arte de Balneário Camboriú, nas dependências do SESC Balneário Camboriú e em outros pontos da cidade. Além de gerar novas oportunidades de carreira mercadológica ou acadêmica, o evento vem estimulando e profissionalizando o fazer e o pensar fotográfico. O Balneário Foto Festival tem o patrocínio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú através da Lei de Incentivo à Cultura.

Sobre Valdemir Cunha

Valdemir Cunha nasceu em São Paulo em 1966. Cursou jornalismo na Cásper Líbero e começou na fotografia em 1986. Trabalhou durante seis anos na Abril, como editor de fotografia das revistas Terra e Viagem & Turismo. Viajou por mais de 80 países produzindo imagens para aquelas revistas e outros títulos da editora. Conquistou várias premiações de fotografia, entre eles três prêmios Abril. De 2001 a 2009, foi responsável pelo departamento de fotografia da Editora Peixes (que publicava doze títulos).

Sobre Betinha Trevisan

Betinha Trevisan é artista visual em atividade desde o início dos anos 80, quando ingressou no Curso de Desenho e Plástica da Universidade Federal de Santa Maria /RS. Em 1985, mudou-se para Florianópolis, onde desenvolve pesquisas e realiza trabalhos em diversas técnicas e segmentos das artes como pintura a óleo, desenho, gravura, aquarela, pintura em objetos, estamparia, ilustração, entre outros. Realizou sua primeira mostra individual de pinturas em 1989. Participou de salões e exposições coletivas, além de várias individuais pelo Brasil, EUA, França e Argentina. Atualmente sua pesquisa está voltada para a relação da pintura sobre fotografia.

AGENDA

2º Balneário Camboriú Foto Festival
Data:
18 a 21 de agosto
Local: Teatro Bruno Nitz, Galeria Municipal de Arte de Balneário Camboriú e SESC, além de outros pontos da cidade.
Valor: Gratuito
Informações e inscrições: http://bcfotofestival.com.br/


COMENTE ABAIXO ⬇

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Mesmo com a pandemia, coleta para reciclagem aumentou 31% neste ano

Ainda em 2019, a coleta de recicláveis deu um salto em BC em decorrência da implantação de novas políticas públicas
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.